Athletico-PR e Flamengo entram em campo, neste sábado (29/10), para decidir quem será o grande campeão da Libertadores 2022. A final brasileira será realizada no Equador e reeditará um confronto repleto de rivalidade nos últimos anos.
Os novos rivais se enfrentarão em Guayaquil, às 17h, em um duelo de especialistas em competições da Conmebol: o Athletico-PR já conquistou duas vezes a Sul-Americana e tentará o título inédito; e o Flamengo vai atrás do tri. E neste sábado, os dois clubes escreverão o mais importante capítulo desta disputa.
0
Retrospecto
Os dois times voltam a se enfrentar em uma final, o que não acontecia desde 2013, quando o Rubro-negro carioca levou vantagem sobre os paranaenses na decisão da Copa do Brasil. De lá para cá, os dois clubes voltaram a se enfrentar em ocasiões importantes, como na fase de grupos da Libertadores de 2017, com uma vitória para cada.
Nos episódios mais recentes da nova rivalidade, Athletico-PR e Flamengo empatam em eliminações sobre o outro na Copa do Brasil. Em 2019, o Furacão desbancou o poderoso time multicampeão de Jorge Jesus, nas quartas de final, e em 2021, na semifinal.
Mas o Rubro-negro deu o troco em 2020 e na atual temporada, quando acabou levantando o caneco.
Campanhas
Os finalistas chegam à decisão com classificações sobre brasileiros e argentinos no caminho. Pelo lado do Flamengo, o Rubro-negro desbancou o Corinthians nas oitavas de final, em um clássico regional, e chegou à final depois de um passeio sobre o Vélez Sarsfield.
Já o Furacão passou pelo Estudiantes nas quartas de final, e na semifinal, eliminou o Palmeiras, atual bicampeão do certame continental.
Escalações
Os dois times não têm problemas para a grande final. No Flamengo, a dúvida fica por conta da escalação do chileno Arturo Vidal, que sofreu uma pancada na final da Copa do Brasil. De qualquer forma, o volante deve começar no banco, com Thiago Maia e João Gomes iniciando a partida.
Um provável Flamengo tem: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, João Gomes, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Pedro e Gabigol.
Pelo lado do Athletico, Felipão também deve mandar a campo o que tem de melhor. O jovem Vitor Roque, que se destacou na campanha, deve começar no banco. Um provável Athletico-PR tem: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick (Canobbio), Fernandinho, Alex Santana e David Terans; Cuello e Pablo.