F1: Vettel fala sobre a questão do trator na pista em Suzuka


0001169030_hires_0fsycu90v7wfeo0cghojl01tss1t-1

O piloto da Aston Martin, Sebastian Vettel, deu sua opinião a seus colegas pilotos e à FIA, sobre o grave problema de um trator na pista em Suzuka, durante o GP do Japão.

A FIA já implantou algumas mudanças para resolver essa questão, incluindo uma revisão da redação dos regulamentos, depois do incidente no circuito japonês.

O principal ponto de foco foi o uso de um veículo de recuperação em condições de chuva e pouca visibilidade, com alguns pilotos afirmando que só conseguiram ver o guindaste, após assistirem aos replays das imagens, portanto, não tendo visto o veículo na pista.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });

Depois da batida de Carlos Sainz da Ferrari na primeira volta do GP do Japão, foi acionado o Safety Car, e um trator entrou na pista para retirar o carro da Scuderia, porém, isso aconteceu com os carros ainda circulando na pista, e Pierre Gasly, que estava atrasado em relação ao resto do pelotão, ficou revoltado depois de passar pelo trator em alta velocidade.

O piloto da AlphaTauri classificou o incidente como ‘desrespeitoso’ ao legado e à família de Jules Bianchi, que morreu alguns meses depois de colidir com um veículo semelhante, em circunstâncias quase idênticas e no mesmo local, oito anos antes.

A discussão sobre o assunto, acabou sendo deixada para o final de semana do GP do México, onde será abordado no briefing dos pilotos com a FIA.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });

“Estou ansioso pelo briefing, mas acho que a chave é que nos lembremos de que se trata de olhar para o futuro”, disse Vettel, diretor da Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA).

“As corridas são perigosas, mas nessas situações, a questão é: ‘É evitável e, portanto, desnecessariamente perigoso?’. Precisamos que todos concordem com esse fato de que, daqui para frente, aprendemos algo porque, claramente, nem tudo estava correto”, acrescentou o alemão.

Realmente foi uma situação extremamente perigosa, e que poderia ter sido evitada, principalmente por repetir a mesma situação que ocorreu com Bianchi em 2014, no mesmo GP do Japão, e nas mesmas condições de chuva forte e baixa visibilidade, que resultou na batida do então piloto da equipe Marussia em um trator que retirava um carro da pista, e que causou graves lesões em sua cabeça, que levaram ao seu falecimento alguns meses depois.

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });

 

 

 

googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });

 

Anteriores MP Eleitoral emite nota técnica sobre propaganda eleitoral dissimulada
Próxima Ancara vai garantir fluxo de gás russo para UE através do gasoduto TurkStream, diz Erdogan