F1: Williams tem plano B, caso Sargeant não consiga pontos para superlicença


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O CEO da Williams, Jost Capito confirmou que a equipe tem um ‘plano B’, para o caso de Logan Sargeant não conseguir os pontos necessários para uma superlicença, mas não revelou qual é esse plano.

Durante a coletiva de imprensa das equipe no GP dos EUA, Capito disse que Sargeant vai correr pela Williams em 2023, desde que consiga sua superlicença da FIA.

Isso depende da permanência do jovem de 21 anos entre os seis primeiros na classificação da Fórmula 2 este ano. Ele é o terceiro atualmente com duas corridas restantes, com ambas sendo realizadas em Abu Dhabi, e tem uma vantagem de 12 pontos para o quarto colocado.

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A Williams também está aumentando a contagem de pontos para superlicença de Sargeant, utilizando-o em mais duas sessões de TL1, no México e Abu Dhabi, além de já ter feito isso no primeiro treino livre em Austin.

Essa quilometragem nos treinos livres, elevaria Sargeant para 30 pontos, com mais 10 necessários vindo da classificação no campeonato da F2, no qual se ele terminar em sexto, atingiria a meta exigida pela FIA de 40 pontos.

Mas nada pode ser dado como certo, pois Sargeant abandonou em cinco das últimas nove corridas da Fórmula 2, que já tem um campeão em 2022, Felipe Drugovich, que conquistou o título antecipadamente e de forma muito convincente. Assim, Capito confirmou que um plano B já foi adotado pela Williams para o caso das coisas darem errado para Sargeant em Abu Dhabi.

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“Sim, mas não específico nada, sem nenhum nome por enquanto”, foi a resposta do chefe e CEO da Williams sobre o plano B da equipe, conforme citado pelo Motorsport-total.com.

“Existem pilotos que estão sem um contrato, que são muito bons, e têm os pontos de superlicença necessários, então está tudo bem”, acrescentou Capito.

Sargeant irá substituir Nicholas Latifi, que foi dispensado após três anos com a equipe, enquanto Alex Albon assinou um novo contrato de vários anos no início desta temporada.

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Obviamente surgiram palpites sobre quem seria o piloto do ‘plano B’ da Williams, já que uma ‘sobrevida’ para Latifi parece estar fora de questão, não há muitas opções restantes para Capito.

Não seria a maneira mais satisfatória de fazer as coisas, mas a Williams pode esperar até que a Haas decida se quer que Mick Schumacher ou Nico Hulkenberg corram por eles no próximo ano.

Qualquer um dessa dupla que for dispensado pela Haas, poderia ser escalado como um potencial substituto de Sargeant. Outra opção poderia ser Antonio Giovinazzi, que participou de algumas sessões de TL1 pela Haas durante a segunda metade da temporada, enquanto Stoffel Vandoorne também poderia entrar na equação, embora já tenha se comprometido a continuar na Fórmula E na próxima temporada.

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