Na tarde desta quarta-feira (26), o senador Lasier Martins defendeu o adiamento das eleições. O segundo turno do pleito brasileiro, que acontece no domingo, dia 30 deste mês.
“A grave denúncia de desigualdade na propaganda de rádio feita por um servidor do TSE, a 72h do pleito, é um prejuízo irreparável. Falhou a fiscalização”, afirmou o senador.
“Para restabelecer a equidade no processo eleitoral, é preciso tempo e investigação profunda”, continuou. “Adiar a eleição é a única solução!”.
No começo da semana, a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) denunciou prejuízos na veiculação de inserções de propagandas eleitorais.
De acordo com a equipe, empresas de auditorias contratadas pela campanha apontaram as irregularidades, especialmente em inserções que deveriam ser feitas em rádios no Nordeste.
Na manhã desta quarta-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral decidiu exonerar o servidor Alexandre Gomes Machado, responsável por inserções da propaganda eleitoral.
Em depoimento à Polícia Federal (PF), Machado disse que foi exonerado do TSE após informar que inserções pró-Bolsonaro deixaram de ser veiculadas.
Ele também afirmou que alerta o TSE, desde 2018, sobre falhas de fiscalização na veiculação de inserções eleitorais.
A grave denúncia de desigualdade na propaganda de rádio feita por um servidor do TSE, a 72h do pleito, é um prejuízo irreparável. Falhou a fiscalização. Para restabelecer a equidade no processo eleitoral, é preciso tempo e investigação profunda. Adiar a eleição é a única solução!
— Lasier Martins (@lasiermartins) October 26, 2022