Helmut Marko presenciou mais uma conquista da equipe durante a corrida no Texas. A Red Bull quebrou uma hegemonia de oito anos da Mercedes, e levou o título do campeonato de construtores de 2022.
O fim de semana foi de muitas emoções para o time austríaco, uma vez que no sábado (22) o dono da equipe, Dietrich Mateschitz, faleceu aos 78 anos.
“Esta é exatamente o tipo de corrida que Mateschitz teria adorado. Ambos os pit-stops com problemas, uma corrida sensacional de ultrapassagem de Max”, disse Marko à ORF.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Sobre os percalços nas paradas, Helmut brincou: “Nós só queríamos tornar isso emocionante. O engenheiro de corrida de Max na hora soube lidar muito bem com a questão, ele disse: ‘Esqueça isso e concentre-se’.”
“Queríamos vencer para esquecer o dia triste de ontem. Além disso, há motivação extra quando a Mercedes está à frente”, enfatizou o consultor da equipe, já que Lewis Hamilton chegou a liderar a prova, mas não conseguiu segurar Verstappen nos estágios finais.
Marko também elogiou o desempenho de Sergio Pérez, que após largar em P9, por conta de uma punição, cruzou a linha de chegada em P4.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
“Na segunda etapa da corrida, Checo fez tempos tão rápidos quanto Max, caso contrário ele não teria alcançado Leclerc. Quando a adrenalina está boa, isso afeta também um pouco do psicológico. O piloto, então, compensa o que o carro não consegue fazer”, finalizou Marko.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });