HMC realiza extensa programação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho


ae3e54f959e1f16454f454aac3baf2e2

Uma extensa programação foi realizada na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT), no Hospital Municipal de Cuiabá e Pronto-Socorro “Dr. Leony Palma de Carvalho” (HMC), nos dias 18 a 21/10, para os colaboradores.

A ação envolveu orientações sobre Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) e gerenciamento de resíduos, dinâmicas, gincana, palestra, ginástica laboral e ergonomia em todos os setores, apresentações musicais e momento beleza com massagem, maquiagem e limpeza de pele entre outras atividades desenvolvidas. 

Segundo o engenheiro Anderson Tonon, do Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do HMC, o objetivo principal da SIPAT foi conscientizar os colaboradores da necessidade de evitar acidentes e doenças do trabalho.

 “Os colaboradores que não têm hábito de vida saudável ou não tomam os cuidados necessários no ambiente de trabalho, podem adquirir doenças ou sofrer acidentes de trabalho. Por essa razão visitamos todos os setores, para orientar sobre qualidade de vida e a importância do uso adequado dos EPIs. Alcançamos bom público, e fomos muito bem recebidos pelas equipes assistencial e administrativa”, relatou.

A presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) e representante do grupo de trabalho humanização do HMC Drackcyelle Almeida, explicou que além das orientações repassadas aos colaboradores, a ação envolveu técnicas para valorização do profissional.   

“O grupo de humanização em conjunto com a CIPA trabalharam no sentido da prevenção das doenças. Os serviços de massagem e ginástica laboral foram oferecidos aos colaboradores para aliviar as tensões, e a maquiagem e limpeza de pele para elevar o autocuidado e autoestima”, destacou. “Quero agradecer o apoio da direção do hospital e o empenho e dedicação de todos os membros da CIPA”, completou.

Segundo o educador físico do SESMT do HMC, Rodrigo Souza, a ginástica laboral foi desenvolvida para lembrar os colaboradores sobre os cuidados com a saúde. “É uma forma de incentivar a qualidade de vida no ambiente de trabalho”, disse.

A colaboradora Samira Bumlai, que atua no setor Financeiro, foi uma das beneficiadas com a massagem relaxante. “Achei importante esta ação, porque estimula o trabalhador, pois muitos vivem na tensão, e a massagem é  um momento que traz  bem-estar. A pessoa que está bem, ela  trabalha melhor. É muito válido essa ação”, ressaltou.

Para o técnico em enfermagem, Leirson Campos, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho foi essencial para os colaboradores. “Os membros da CIPA, NGQH e do SESMT visitou os setores e convidaram todos os colaboradores a participarem das atividades. A programação foi bem elaborada e reforçou a necessidade do uso dos equipamentos de proteção. Aproveitei o meu horário de repouso para participar da massagem, foi bem relaxante, gostei muito”, enfatizou. 

Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o HMC, sob a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, destacou que a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho trouxe uma série de vantagens aos colaboradores.

“A gestão e a direção da unidade hospitalar querem que os colaboradores se sintam capacitados, orientados e seguros. Ações como essa estimulam o cuidado e a segurança do trabalhador e do paciente. São medidas que sempre reforçamos além de ser uma atividade prevista na norma regulamentadora NR-5 e na portaria nº 3.214”, informou.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Núcleo de Gestão de Qualidade Hospitalar (NGQH), Grupo de Trabalho de Humanização do HMC e Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Com o apoio da prefeitura municipal, diretoria da ECSP, da UNIC através dos alunos do curso de educação física, da FASIPE por meio dos alunos dos cursos de fisioterapia e estética, representantes Mary Kay Dalila e Bruna, representante Labotrat Leny e os músicos Maycow André Alvarenga  do Projeto Piano Gente, Lukinhas, Fernanda Leite, Nicollas Lara, Edmilson e Jocasta.

Anteriores Cardi B se revolta com Madonna
Próxima PF e Receita Federal apreendem aproximadamente 125 kg de cocaína