Veja ainda: MPF lança GeoRadar, plataforma de dados para auxiliar nas investigações conduzidas pela instituição. Veja na edição inédita do programa que vai ao ar na TV Justiça nesta sexta-feira (21), às 20h
Arte: Divulgação/Interesse Público
Esta semana, diretamente do prédio da Procuradoria-Geral da República em Brasília, o Interesse Público celebra os 34 anos da Constituição Federal, promulgada em outubro de 1988. Na história oficial, desde o Império, o Brasil teve outras seis constituições: 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967. A atual Carta Magna do Brasil, conhecida como Constituição Cidadã, trouxe maior relevância ao Ministério Público brasileiro como função essencial à Justiça e defensor dos direitos sociais e individuais indisponíveis, da ordem jurídica e do regime democrático.
Esta edição do IP traz, ainda, o lançamento da plataforma GeoRadar. O novo sistema reúne mais de 300 bases de dados de órgãos públicos, mostrando a localização exata de informações úteis para atuação do MPF, com mapas interativos e personalizados. Na prática, o GeoRadar permite aos procuradores da República o cruzamento de dados geográficos, demográficos, sociais e econômicos de determinado local, traçando retrato completo da área de atuação – o que acelera ainda mais a atuação do MPF em todo o país.
Meio Ambiente – Um acordo firmado pelo Ministério Público Federal em Minas Gerais deve analisar os impactos da desativação de duas barragens de rejeitos na Serra do Rola-Moça, em Brumadinho (MG). Por conta dos riscos potenciais e do histórico de tragédias na região, ficou proibida a construção de novas barragens desse tipo e obrigatória a desativação das existentes. Mas o MPF entende que, antes disso, devem ser feitos estudos no local para analisar os impactos e alternativas do projeto de descaracterização, evitando ao máximo que a medida apresente riscos à segurança das pessoas e ao ecossistema local.
No quadro Acontece nas Redes, a repórter Érica Picelli fala sobre o Outubro Rosa – o mês símbolo da prevenção e da luta contra o câncer de mama, o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. O Ministério Público Federal abraça a campanha que ressalta a importância do diagnóstico rápido e lançou, nas redes sociais, material de conscientização sobre a doença.
Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. O programa também é retransmitido por 29 emissoras parceiras distribuídas pelo Brasil: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.
O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em colaboração com as Assessorias de Comunicação das unidades do MPF em todo o país e em parceria com a Set Produções.