Mercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semana


peixe-br-07out2022-00_08_14_16-quadro001-1


Mercado do peixe continua ativo, inverno mais longo que o esperado e eventos importantes para o setor da aquicultura marcaram essa semana. Confira!

Mais uma semana cheia de trabalhos e de novidades no setor da aquicultura no Brasil. O mercado tilápia continua aquecido e com bastante resultados alcançados. Existe uma demanda acentuada e os preços também crescendo.

Mercado do Peixe 21 de outubro 2022

Uma curiosidade é que o peso está diminuindo, tendo em vista que nós estamos enfrentando um inverno longo, as águas da região oeste do Paraná continuam abaixo do esperado para essa época. Isso significa que o peixe não come toda aquela quantidade de ração que poderia comer para esse período. Mas o frigorífico precisa abater para atender a demanda. Mas acreditamos para o mês de novembro haverá a recuperação do peso e mercado continuará ativo.

Mercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semanaMercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semana
Mercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semana 3

Já para o peixe nativo, houve uma leve recuperação nos preços pagos ao produtor, isso porque os frigoríficos estão com dificuldade de repassar esses valores pra frente. Mas esse é o nosso mercado e acreditamos que ele vai melhorando até o final do ano.

Começamos a semana realizando algumas visitas, principalmente a indústria de Santa Catarina, que hoje é um dos principais polos do setor de psicultura do Brasil, desde a produção até soluções para frigoríficos.

Mercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semanaMercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semana
Mercado do Peixe 21 de outubro 2022, veja os destaques da semana 4

E na sequência, participamos da Seafood Show Latin America, em São Paulo. Evento aconteceu de 17 a 19 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, na capital paulista. Sem dúvida nenhuma, um grande evento para a comercialização do pescado. Seja da aquicultura, seja da pesca e dos importados.

O evento surgiu em 2015, como Japan & Asian Food Show, passou pelo formato de encontro de negócios “Venda seu Peixe” em 2019, e durante os períodos mais restritos da pandemia da Covid-19, ocorreu de forma online.

Desta vez, representantes importantes do Brasil e do exterior participaram, com representatividade de vários países, principalmente aqueles que mais vendem peixe para o nosso país, como a Argentina e Chile. Os associados e as empresas fazendo bons negócios.

A feira ainda contou com uma Rodada de Negócios, que ofereceu uma excelente oportunidade para prospectar novos clientes e negócios, e o encontro ABGJ (Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa) que reuniu chefs e especialistas para debater alternativas a espécies convencionais em receitas típicas do Japão reproduzidas por restaurantes mundo afora.

Tivemos um resultado bastante positivo e acreditamos que essa é uma feira que veio pra ficar. Parabéns à Francal e a revista Seafood pela iniciativa.

Dados do mercado

Para se ter ideia do potencial deste setor, a exportação de pescado brasileiro seguiu em alta em agosto, quando foram registradas 37.643 toneladas de embarques de itens diversos de pescado. O número representa alta de 26,12% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. As informações são do Painel do Pescado. Em julho, a exportação de pescado do Brasil já havia ampliado 27,57% no volume quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em junho, o salto foi de 29,7%.

E para fecharmos a análise desta semana, quero destacar que tivemos um momento importante, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), realizou um evento em São Paulo que se chama Agrifutura, onde foram inseridos bastante jovens para discutirem as dores do setor do peixe e também propor soluções.

Isso trará com certeza bons resultados, pois essa juventude que está vindo por aí tem uma cabeça muito boa e está começando a entender perfeitamente as nossas dores, com isso irão contribuir de forma significativa para a melhoria da competitividade do setor.

Por Francisco Medeiros – Pres. Peixe BR

AGRONEWS® é informação para quem produz

Siga o Agronews® nas redes sociais

Siga o Agronews® nas redes sociais

Facebook AgronewsFacebook AgronewsInstagram AgronewsInstagram AgronewsTelegram AgronewsTelegram AgronewsYoutube AgronewsYoutube AgronewsWhatsapp AgronewsWhatsapp Agronews

Anteriores A Fazenda 14: após expulsão, Tiago Ramos volta aos estúdios da Record
Próxima Atlético-MG confirma lesão e Hulk só volta a jogar em 2023