Carlos Sainz foi que colocou a Ferrari como a mais rápida do primeiro treino livre do GP dos EUA da F1. Na tarde desta sexta-feira (21), o espanhol apareceu nos minutos finais da sessão para ser o mais rápido de todo o grid.
Ainda nos primeiros minutos, a atividade no Circuito das Américas precisou ser interrompida por uma bandeira vermelha. Entretanto, sem muita demora, logo foi liberada a pista e mais nenhuma interrupção foi necessária até a bandeira quadriculada.
Alguns nomes diferentes passaram pela primeira posição da tabela. Entretanto, foi com uma volta de 1min36s857 que o espanhol ficou como a melhor marca do TL1. A 0s224 do ponteiro, Max Verstappen fechou a sessão na segunda colocação.
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Lewis Hamilton, Lance Stroll e Sergio Pérez completaram a atividade entre os cinco mais velozes. Para o segundo treino do dia, os pilotos terão 30 minutos extras para testes com os novos pneus Pirelli.
Saiba como foi o treino livre 1 do GP dos EUA da F1:
A F1 começa oficialmente sua perna americana. A primeira parada acontece no Circuito das Américas para o GP dos EUA e nesta sexta-feira, além do treino livre tradicional, o TL2 vai ter meia hora extra para teste de pneus Pirelli.
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Para a primeira sessão do dia, cinco pilotos reservas, quatro novatos, foram para a pista. Além de Antonio Giovinazzi na Haas, Logan Sargeant na Williams, Alex Palou na McLaren, Robert Shwartzman na Ferrari e Théo Pourchaire na Alfa Romeo.
Ainda nos primeiros minutos da sessão e uma bandeira vermelha já foi necessária. O culpado foi Giovinazzi que escapou da pista após perder a traseira e acertar em cheio o muro de proteção. O piloto conseguiu sair sozinho do local e levou o carro aos boxes, mas precisava de reparos.
Sessão recomeçada e os pilotos de volta ao traçado. Na escolha dos pneus, Red Bull, Ferrari e Haas eram os times com pneus macios, enquanto todas as outras equipes optavam por uma mistura entre médio e duro.
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Quem começou o dia na primeira colocação da tabela foi Sergio Pérez, mas não demorou para que Max Verstappen superasse o companheiro. O holandês cravou 1min37s462 para saltar para a ponta dos tempos.
Durante o treino, veio a notícia de que dois pilotos devem perder posições por troca de componentes do motor. O mexicano da Red Bull e Guanyu Zhou fizeram mudanças no ICE, ou motor de combustão interna, o que causa perda de cinco posições.
Com pouco mais de 30 minutos para o encerramento da sessão, Verstappen era o primeiro seguido por Pérez, Sebastian Vettel, Carlos Sainz e Esteban Ocon completando os cinco primeiros.
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Na segunda metade do treino, Sebastian e Palou trocaram para pneus vermelhos. Inclusive, o novato que atualmente disputa na Indy chegou a dizer no rádio aos engenheiros que “esse carro é insano”.
Para o primeiro treino no COTA, George Russell estava usando uma asa dianteira nova. Entretanto, mais do que para dados para este ano, a Mercedes estava buscando encontrar soluções para a temporada 2023.
A ordem no momento era Verstappen ainda na primeira colocação a apenas 0s183 de Lewis Hamilton, segundo. Fernando Alonso, Vettel e Ocon completavam os cinco primeiros, separados por 0s8.
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Então, de forma surpreendente, Lance Stroll pulou para a ponta da tabela. O piloto da Aston Martin fez 1min37s460 e bateu em apenas 0s002 Max, as logo foi batido por Carlos Sainz que baixou em 0s6 a marca.
Entre os novatos da pista, o melhor colocado era Palou na 16ª colocação. Depois, vinha Shwartzman em 17º, Pourchaire em 18º e Sargeant em 19º.
Muitas voltas lançadas como treino para classificação vinham sendo completadas em Austin. Lando Norris completou a sua e se colocou no nono posto a 0s999, ou arredondando para 1s, de Sainz, o ponteiro.
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Nos minutos finais da atividade, a esmagadora maioria dos competidores já vinha com pneu macio. Os dois únicos que fugiam da tendência eram Pourchaire e Sargeant, que calçavam o composto médio.
Encerrado o treino e Sainz foi quem ficou com o melhor tempo da sessão.
1) Carlos Sainz Jr. (Ferrari) 1’36.857, 19
2) Max Verstappen (Red Bull) 1’37.081, 15
3) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’37.332, 20
4) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’37.460, 23
5) Sergio Pérez (Red Bull) 1’37.515, 19
6) Fernando Alonso (Alpine/Renault) 1’37.713, 25
7) George Russell (Mercedes) 1’37.802, 23
8) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull) 1’37.810, 24
9) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’37.856, 23
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes) 1’38.041, 25
11) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’38.102, 24
12) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari) 1’38.276, 21
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’38.422, 21
14) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull) 1’38.898, 23
15) Mick Schumacher (Haas/Ferrari) 1’38.922, 20
16) R.Shwartzman (Ferrari) 1’38.951, 21
17) Alex Palou (McLaren/Mercedes) 1’39.911, 21
18) Théo Pourchaire (Alfa Romeo/Ferrari) 1’40.175, 19
19) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 1’40.325, 23
20) A.Giovinazzi (Haas/Ferrari) 1’43.063, 4
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