Outubro Rosa: Ações na Praça Alencastro beneficiam mulheres de bairros distantes de Cuiabá e Várzea Grande


2b1445a68e7278e1fe21faca5327d7b8

Cerca de 200 atendimentos foram realizados a mulheres, incluindo consultas, 200 encaminhamentos para mamografias e aproximadamente 80 exames preventivos para câncer de colo de útero (CCO) no primeiro dia, quinta-feira (20), na Praça Alencastro, no centro de Cuiabá. A partir desta sexta-feira (21) os exames de CCO estão sendo realizados diretamente no local.  Os serviços são oportunizados na estrutura montada pela  Secretaria da Mulher e Núcleo da Primeira-dama, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

O objetivo inicial era atender 100 mulheres ao dia. Mas, por determinação da primeira dama Márcia Pinheiro, “todas as mulheres que procurarem é para disponibilizar o atendimento”, o número superou muito a meta.

São mulheres de bairros diversos e muitos deles distantes do centro de Cuiabá e também de Várzea Grande, entre elas, quem não faz os exames básicos há tempos, como Silbene Gregória da Silva, 39 anos, casada e mãe, moradora do bairro São Mateus, em Várzea Grande.

“Vi a notícia na TV de que aqui estariam realizando os exames e aproveitei a oportunidade. Já faz um bom tempo que não realizo o preventivo de câncer de mama e nem o CCO. Aproveitei e fiz também o de sangue para verificar o diabetes. Para nós em Várzea Grande, é muito difícil de conseguir um atendimento assim, temos que madrugar na fila do posto de saúde e ainda, muitas vezes, não tem senha. A prefeitura de Cuiabá está tendo esse olhar para a sociedade, em especial para as mulheres, isso é muito importante”, relatou Silbene.

Mirian Lima, 50 anos, também é de longe do Centro de Cuiabá. Ela reside no Pedra 90 e trabalha no município de Santo Antônio do Leverger. Como na quinta-feira (20), estava de folga, foi logo cuidar da saúde. “Tem um ano que não faço os exames e preciso ser criteriosa nos cuidados porque já tive câncer no colo do útero, ocasião em que precisei fazer histerectomia. Hoje consegui encaminhamento para a mamografia, ultrasson transvaginal e fiz os exames de sangue completo. Saio maravilhada com esse atendimento, super acessível a todas as mulheres, bem na região central, estão de parabéns pela iniciativa”, frisou.

Para a secretária Municipal de Saúde, Suelen Alliend, a iniciativa vem ao encontro das necessidades da mulher e fortalecem as ações realizadas em prol da melhoria da saúde familiar. “Prevenir é o caminho para evitar complicações graves. Mas, grande parte das mulheres são também chefes de família e, nessa condição, priorizam os filhos e deixam a saúde pessoal para depois. Os exames preventivos como mamografias e CCO estão disponíveis o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde. Mas vemos que a procura maior recai sobre o mês de outubro por conta do Outubro Rosa. Daí a importância de fomentar essas parcerias”, frisou.

Os exames de sangue e de CCO estão sendo realizado na estrutura montada na Praça Alencastro. Exames de mamografia, quando solicitado pelo médico que consulta ali mesmo, são encaminhados através da Central de Regulação.

Anteriores Embaixada da Alemanha coordenou protestos no Irã, segundo mídia
Próxima Planalto recusa mostrar cartão de vacina de Bolsonaro mesmo após promessa do presidente