O piloto júnior da Ferrari Robert Shwartzman, expressou sua empolgação por ser o primeiro piloto de testes de TL1 da Scuderia, antes de sua estreia na F1 no primeiro treino livre para o GP dos EUA no próximo final de semana.
Ainda não se sabe quem Shwartzman vai substituir no TL1 no Texas, mas o piloto israelense-russo estará ao volante do F1-75 na sexta-feira, no Circuito das Américas (COTA).
É a primeira vez em 46 anos que a lendária equipe italiana participa com três pilotos em um final de semana de corrida, algo que Shwartzman vê como ‘uma grande honra’.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
“A experiência que ganhei este ano, me ensinou muito e me ajudou a me tornar um piloto de corrida mais completo”, disse ele.
“Estrear em uma sessão oficial da F1 com a Scuderia Ferrari é uma grande honra, e ser o primeiro piloto a ter essa oportunidade depois de tantos anos, torna o que farei na sexta-feira realmente especial.”
“Obviamente estou emocionado, mas ao mesmo tempo também estou muito ansioso para pilotar este carro pela primeira vez e ver o quão próximo o trabalho que estamos fazendo no simulador, está da realidade”, acrescentou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
A mais recente participação em tempo integral de Shwartzman, foi no campeonato da Fórmula 2 de 2021, onde terminou em segundo lugar na classificação final com a PREMA Racing, terminando a temporada com oito pódios, incluindo duas vitórias em corridas sprint.
Será a primeira vez do piloto de testes da Ferrari no circuito de Austin, mas ele observou que já fez muita preparação no simulador.
“O COTA é muito interessante e bastante desafiador”, continuou Shwartzman. “Eu nunca pilotei nesta pista, então esta será minha primeira vez lá. Eu me preparei para isso principalmente no simulador, e estou realmente ansioso para pilotar de verdade”, acrescentou.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
Shwartzman deve testar para a Ferrari em outro fim de semana de GP mais no final da temporada, mas ainda não está confirmado em qual GP.
Junto com Shwartzman, Alex Palou fará sua estreia no TL1 com a McLaren, Logan Sargeant com a Williams, e Théo Pourchaire com a Alfa Romeo em Austin.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });