Mostra gratuita sobre os desafios das mulheres no mundo chega do DF


exposicao-resiliencia-historias-de-mulheres-que-inspiram-mudancas002

O Eixo Cultural Ibero Americano recebe de 4 a 20 de novembro a exposição gratuita Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças, que reúne uma seleção de fotografias premiadas nos concursos da World Press Photo de 2000 a 2021 sobre a resiliência e os desafios de mulheres, meninas e comunidades em todo o mundo. O evento é resultado da parceria da fundação responsável pelo prêmio com o Reino dos Países Baixos.

Ao todo, a mostra apresenta trabalhos de 17 fotógrafos, de 13 nacionalidades diferentes, que expressam por meio das fotografias, suas visões sobre questões como sexismo, violência de gênero, direitos reprodutivos e igualdade de gênero. A exibição já passou por São Paulo e, em novembro, desembarca em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

“A Exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças transmite o compromisso dos Países Baixos com os direitos das mulheres, a igualdade de gênero e a justiça. Vozes múltiplas, documentadas por 17 fotógrafos, oferecem maior compreensão sobre como as mulheres e os desafios relacionados ao gênero evoluíram no século 21. A violência contra as mulheres prevalece como uma grave questão global de saúde e proteção”, explica André Driessen, embaixador dos Países Baixos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1

Publicidade do parceiro Metrópoles 2

Publicidade do parceiro Metrópoles 3

0

Entre os retratos em cartaz está Crying for Freedom, da iraniana Forough Alaei. Ela documentou torcedoras proibidas de entrar em estádios de futebol de seu país. Arriscando serem presas, as mulheres se disfarçam de homens para entrar nos estádios.

Outro destaque é o retrato Finding Freedom in the Water, da fotógrafa Anna Boyiazis, sobre alunas da Escola Primária Kijini que aprendem a nadar e a realizar salvamentos, no Oceano Índico, na Praia de Muyuni, Zanzibar. Tradicionalmente, as meninas do Arquipélago de Zanzibar são dissuadidas de aprender a nadar, muito devido à falta de roupas de banho mais recatadas.

A exposição inclui ainda fotografias de Finbarr O’Reilly, Maika Elan, Catalina Martin-Chico, Pablo Tosco, Olivia Harris, Terrell Groggins, Jonathan Bachman, Heba Khamis, Daniel Berehulak, Robin Hammond, Diana Markosian, Jan Grarup, Magnus Wennman, Irina Werning, and Fulvio Bugani.

Serviço
Exposição Resiliência – Histórias de Mulheres que Inspiram Mudanças
De 4 a 20 de novembro de 2022, na galeria Fayga Ostrower, do Eixo Cultural Ibero-americano. Endereõ: Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural Lote 02, (antiga Funarte) Brasília – DF. De terça a domingo, das 12h às 18h e aos finais de semana das 10h às 18h. Classificação indicativa: livre

Anteriores Flamengo é multado pelo STJD por uso de sinalizadores em semi da Copa do Brasil
Próxima Ministra do Interior do Reino Unido renuncia, e Liz Truss sofre nova derrota política