Equipes atuam no levantamento de pilares da ponte sobre o Rio Aricazinho; Investimento supera R$ 2 mi


e92d12fd5895db997a711ade9d8e72b6

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), da Prefeitura de Cuiabá, realiza a construção da ponte de concreto sobre o Rio Aricazinho, situada na Estrada do Rio dos Couros, zona rural da capital. A obra, atualmente, concentra-se no estágio de levantamento dos pilares. 

O projeto incorpora seis desses componentes, que possuem  16 metros de altura cada. Após a finalização desta etapa, serão implantadas as vigas e, por último, a laje. A obra representa investimento superior a R$ 2 milhões, por meio de recursos oriundos da Fonte 100 e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (FETHAB).  Ao todo, mais de 20 operários atuam na linha de frente dos trabalhos. A expectativa é que seja inaugurada em 2023. 

O secretário municipal interino da SMOP, Rauf Macedo, explicou que na localidade existe um outro modelo também de alvenaria, porém, em razão do vencimento do seu tempo de vida útil, a gestão Emanuel Pinheiro constatou a necessidade de colocar em prática uma nona estrutura, atendendo às diversas comunidades afastadas da região, assegurando uma mobilidade segura e eficiente. 

“A ponte antiga apresentou diversos riscos que apenas uma reforma não seria suficiente. Elaboramos estudos e estamos construindo outra, moderna e maior, tendo em vista, a grande movimentação das milhares de famílias que vivem aqui. Os trabalhos estão caminhando de acordo com a expectativa projetada”, disse o gestor. 

O morador e agricultor, Geraldo Alves da Silva, que trafega diariamente pelo trecho, comemorou a chegada das melhorias estruturais, o que para ele, irá desburocratizar o escoamento de seus produtos. 

“Utilizamos muito essa estrada aqui para levar nossa mercadoria até a cidade. Estou muito feliz em ver o pessoal trabalhando. Acredito que o prefeito não irá parar por aí, trazendo o asfalto até nós também”, reiterou. 

A nova ponte terá 10,8 metros de largura e 40,5 de extensão, além de uma passarela para o tráfego de pedestres e ciclistas, atendendo de forma direta e indireta mais de cinco mil pessoas. 

 

Anteriores Arábia Saudita expressa intenção de aderir ao BRICS
Próxima Turismo nacional opera acima do patamar pré-Covid-19, aponta IBGE