A judoca Raz Hershko, líder do ranking mundial de peso pesado feminino, perdeu a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Judô de 2022 após amarrar o cabelo durante a luta. A israelense encarava a francesa Julia Tolufua, em luta válida pela disputa de 3º lugar, quando prendeu o cabelo e levou o terceiro shidô, uma penalidade cumulativa na modalidade.
O confronto ficou empatado nos minutos regulamentares, com duas punições para cada atleta, e a disputa seguiu para o golden score, quando não há um limite de tempo e vence o judoca que pontuar primeiro ou caso o adversário receba uma punição. Com a punição para Hershko, a disputa acabou e a francesa levou a melhor.
As novas regras do judô impedem que um atleta amarre o cabelo mais de uma vez na luta, passível de levar punição. Esse foi exatamente o caso da israelense, que decidiu amarrar o cabelo pela segunda vez. O objetivo da regra é evitar que a disputa fique parada por tempo desnecessário.
A penalidade rendeu mais uma medalha para a França na categoria peso pesado feminino, uma vez que a brasileira Bia Souza perdeu para a francesa Romaine Dicko na final e ficou com a prata.