O Menino Maluquinho, é verdade, não é tão novinho assim: o rapazinho “nasceu” pelas mãos do cartunista Ziraldo em 1980. Aos 42 anos, ele segue moderno e atual, com estreia de uma série de animação no streaming, mais especificamente na Netflix, nesta quarta-feira (12/10).
No seriado, o Menino Maluquinho vê a vida mudar completamente com o divórcio de seus pais. A mãe conseguiu um emprego em uma nova cidade, e seu pai se mudou para lá também para ficar perto deles. Então, agora, o jovem não está apenas em um mundo totalmente novo, mas tem duas casas.
0
Ao Metrópoles, o cartunista Ziraldo falou sobre a nova fase de seu personagem mais famoso.
“A importância da nova versão é a necessidade premente do personagem se atualizar sempre. Já se passaram 42 anos desde sua criação e o mundo nunca mudou tanto nem tão rápido quanto nesses últimos anos. O Maluquinho tem que estar conectado com essa evolução”, garante o cartunista, que está prestes a completar 90 anos.
Parte dessa evolução é o uso da animação, já que O Menino Maluquinho já teve versões em live action: dois filmes (19985 e 1997) e uma série com Felipe Severo, Pedro Saback e Fernando Alves Pinto no papel principal.
“O audiovisual é basicamente a ‘língua’ que se fala hoje, é o grande comunicador. Quem está fora desse universo, é um outsider”, explica Ziraldo. “O poder da animação está em trazer a criança para dentro da história. Ela participa da aventura e viaja na narrativa”, completa.
Ainda sucesso
Boa parte da geração de crianças brasileiras que se dedicam a assistir filmes e séries nos serviços de streaming estão muito distantes do personagem criado por Ziraldo. Esse “gap geracional”, no entanto, não preocupa o cartunista.
“Acho que, basicamente, os personagens da turma do Maluquinho são atemporais. Criança é criança em qualquer época, com as mesmas necessidades, as mesmas carências, os mesmos instintos. Hoje, ele [o personagem] comove como comovia há 40 anos”. conclui.
Exposição
A partir desta quarta-feira (12/10), o CCBB Brasília recebe a a exposição Ziraldo Interativo, contemplando o universo dos personagens do escritor e cartunista. Principal estrela, o Menino Maluquinho fará parte da mostra imersiva. O público terá acesso a tecnologias interativas que possibilitam colorir, montar personagens, escolher falas e se movimentar seguindo sons.
Curadora do projeto, Daniela Thomas, filha de Ziraldo, falou sobre a celebração do trabalho do artista. “Tenho conseguido manter essa constância de homenagear a obra do meu pai, que tanto me formou, em exposições pelo país. Agora, para comemorar os 90 anos, queríamos um novo ponto de vista, adicionando uma relação de mergulho em uma obra em grande escala que está ali para se engajar com ela”, explica.
Mundo Zira – Ziraldo Interativo
De 12 de outubro a 18 de dezembro, no CCBB Brasília (SCES, Trecho 2, na Galeria 3 e no pavilhão de vidro). Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 21h. Entrada franca. Classificação indicativa livre