Frentista incendeia carro durante abastecimento. Proprietário do posto de combustível considerou “proposital, desrespeitando todas as normas de segurança e o regulamento do posto”.
Um frentista usando um isqueiro, acabou incendiando um carro durante o abastecimento. Caso aconteceu em um posto de combustíveis de Marabá, no sudeste do Pará. As imagens registradas por câmeras de segurança do estabelecimento mostram o momento em que o rapaz acende o isqueiro perto da entrada do tanque do veículo. Uma irresponsabilidade tremenda.
Parecia ser mais um dia comum de trabalho, mas infelizmente a fatalidade foi registrada pelo circuito interno de tv do estabelecimento e as imagens ganharam as redes sociais. Podemos perceber nitidamente nas imagens que ao abastecer um veículo, o frentista realiza o procedimento habitual de levar a mangueira da bomba de combustível até o tanque de um automóvel de modelo não identificado.
Em seguida, é possível ver que o frentista tira do bolso um objeto parecido com um isqueiro e o aciona, bem próximo ao tanque do veículo, bem no momento do abastecimento. Imediatamente, as chamas tomam grandes proporções.
O Condutor e passageiro saem do automóvel às pressas e o frentista puxa a mangueira de combustível desesperado, que acaba caindo no chão, ainda pegando fogo. Percebe-se que ele ficou atordoado com o fato e ainda demora alguns segundos para pegar o extintor de incêndio do posto, na tentativa de conter as chamas.
Frentista incendeia carro durante abastecimento
Abaixo você pode ver o momento exato dessa irresponsabilidade. Aperte o Play!
De acordo as postagens nas redes sociais que contém o vídeo, o incidente foi registrado por volta das 15h30, do último dia 6 de outubro, mas só foi divulgado essa semana. Os proprietários do estabelecimento se manifestaram por meio de nota divulgada nas redes sociais, classificando a atitude do frentista como “proposital, desrespeitando todas as normas de segurança e o regulamento do posto”.
O texto esclarece ainda que, embora o ocorrido pudesse ter ocasionado uma tragédia, nada de grave aconteceu, o cliente recebeu todo suporte necessário e que a equipe do posto levou o veículo até a concessionária da marca para realização dos devidos reparos. A nota diz ainda que um boletim de ocorrência foi registrado, as imagens do ocorrido foram entregues às autoridades e o frentista foi desligado da empresa por justa causa.
Na avaliação do major Felipe Galúcio, comandante do 5º Grupamento Bombeiro Militar de Marabá, as imagens mostram erros considerados graves na conduta do profissional. O comandante frisa que qualquer pessoa, cliente ou funcionária de postos de combustíveis, precisa se atenta a normas simples de segurança, mas que fazem toda a diferença na hora de manusear material inflamável. “Qualquer tipo de elemento que passa gerar faísca, uma fagulha que seja, pode ser um risco à segurança, pois há gases inflamáveis que ficam em suspensão. Inclusive, nem o uso de aparelhos celulares ou outros eletrônicos é recomendado próximo às bombas”, explica.
Ao ver as imagens, o major Galúcio indica também a importância de treinamento adequado para atuar com rapidez diante de uma situação de risco. “Nota-se que o frentista aciona a alavanca de segurança, que bloqueia a passagem do combustível para o veículo, e pega o extintor. Por isso, ter frieza para agir e o treinamento de brigada de incêndio são fundamentais para controlar a situação. Mas, por sorte, esse episódio não culminou com uma grande tragédia”, conclui Galúcio.
Coisas estranhas estão acontecendo ultimamente no mundo. Não são poucos os casos desta natureza que nos deixam perplexos com tamanha irresponsabilidade. Na sua opinião, o que deve ter motivado este frentista a cometer tal ato? Escreva nos comentários logo abaixo.
AGRONEWS®, com informações de O Liberal