Análise: ataque à Venezuela é apropriação do petróleo e uma tática de intimidação à América Latina


Embora o principal objetivo dos ataques dos EUA seja obter o controle das vastas reservas de petróleo da Venezuela, “uma mudança de regime pode ocorrer, mas não necessariamente com uma transição para um sistema democrático liberal nos moldes ocidentais”, observa o Dr. Vinicius Vieira, professor de relações internacionais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor associado de economia e relações internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
Os Estados Unidos também estão disseminando a mensagem de que qualquer país latino-americano pode se tornar um alvo se os Estados Unidos decidirem explorar seus recursos naturais, explica ele.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, que, segundo relatos, pressionou por uma linha mais dura contra Maduro, pode ter sido um dos principais responsáveis ​​pelo ataque — influenciado por suas raízes na Flórida, onde qualquer governo de esquerda é visto como uma ameaça em si, enfatiza Vieira.
Manifestantes protestam em frente à Casa Branca, em Washington DC, contra o ataque dos EUA à Venezuela. EUA, sábado, 3 de janeiro de 2026. - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2026

Embora Rubio possa colher certos benefícios políticos, os interesses dos EUA na região podem sofrer, afastando líderes como o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, especula o analista.
“Será que os EUA vão conter suas ambições imperialistas contra o Brasil e a Colômbia, por exemplo?”, questiona Vieira, acrescentando que os EUA parecem determinados a “alcançar seus objetivos a qualquer custo, mesmo com mortes e a clara violação do direito internacional”.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Dólar sobe para R$ 5,57 com corrida de investidores para fugir de novos impostos em 2026
Próxima F1: Montoya acredita que Mercedes “não precisa de Verstappen”