Fator Trump determinará curso da política mundial em 2026, afirmam cientistas russos 


Segundo a pesquisa, os outros dois fatores que afetarão o cenário internacional serão os conflitos em andamento e a instabilidade político-militar e socioeconômica a eles associada.
O estudo aponta que, neste contexto, a política e a segurança mundiais continuarão a ser moldadas pelos fatores que dominaram o período entre 2024 e 2025.

“A política mundial continuará a ser determinada pelo fator americano de Donald Trump, que, em 2026, será significativamente mais influenciado pelo cenário político interno, pela polarização doméstica e pelas próximas eleições de meio de mandato”, ressalta o documento.

Ativistas de movimentos sociais protestam contra as ameaças dos EUA à Venezuela em frente à embaixada americana em Brasília. Brasil, 12 de dezembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2026

Ao mesmo tempo, observa-se que conflitos não resolvidos e a instabilidade político-militar e socioeconômica decorrente deles também moldarão a política global no próximo ano.
Além disso, a publicação destaca que a crescente polarização sociopolítica nos níveis global, regional e nacional, bem como a militarização da política mundial, reforçarão essa tendência.
O terceiro fator que influenciará a política e a segurança internacionais será o aumento da atividade de atores soberanos de médio e pequeno porte, assim como de suas associações, não apenas no mundo não ocidental, mas também no Ocidente.

“Ao contrário da preocupante ‘incerteza’ que surgiu durante a crise do coronavírus, que mudou profundamente os estereótipos socioeconômicos, econômicos e comportamentais em quase todo o mundo e se intensificou com a eleição do presidente Donald Trump, 2026 será substancialmente mais previsível“, conclui o relatório.

Tanque T-80 na direção de Krasnoarmeisk, na zona da operação militar especial. - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2026

No dia 5 de dezembro, a Casa Branca divulgou a nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, na qual exige que a Europa assuma a responsabilidade por sua própria defesa.
O documento também chama a atenção para problemas como regulação excessiva, imigração em massa e restrições à liberdade de expressão na União Europeia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Em decisão histórica, TCU abre inspeção inédita no Banco Central para investigar caso Banco Master
Próxima Arqueólogos descobrem um navio naufragado de 600 anos na costa da Dinamarca (IMAGENS)