“A missão arqueológica conjunta egípcio-italiana, durante os trabalhos nos sítios de Kom Wasit e Kom Al-Ahmar, na província de Beheira, descobriu oficinas de produção relacionadas ao período da Época Baixa e do início do período Ptolemaico, bem como parte de um cemitério romano”, disse o ministério em um comunicado.
De acordo com Mohamed Ismail Khaled, secretário-geral do Supremo Conselho das Antiguidades, as descobertas são um importante complemento científico para o estudo de modelos de assentamento, práticas de enterro e produção na parte ocidental do delta do Nilo, escreve Ahram Online.
الكشف عن ورش صناعية من العصر المتأخر وبدايات العصر البطلمي وجبانة رومانية بغرب الدلتا
……………………………………………………………..
بيان صادر عن وزارة السياحة والآثار:
كشفت البعثة الأثرية المصرية الإيطالية المشتركة، بين المجلس الأعلى للآثار وجامعة بادوفا… pic.twitter.com/0O0MGBBe6R— ONtvLIVE (@ONliveEgypt) December 30, 2025
Segundo o comunicado, as oficinas representam um grande edifício dividido em seis salas, duas das quais foram destinadas ao processamento de peixe. Nota-se que a missão encontrou cerca de 9,7 mil ossos de peixe. Quanto às outras salas, os arqueólogos encontraram nelas amuletos de faiança, ânforas e cerâmica grega.
“Também durante as escavações foi encontrada uma parte de um cemitério romano, em que havia várias sepulturas em três formas principais — enterro direto no solo, enterro em caixões de cerâmica e enterro de crianças em grandes ânforas“, relatou o ministério, mencionando que 23 sepulturas foram encontradas.
Fonte: sputniknewsbrasil







