Ministro anuncia que não haverá greve de pilotos e comissários


Ministro anuncia que não haverá greve de pilotos e comissários 1

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou neste domingo (28) que pilotos e comissários de bordo desistiram de entrar em greve no Brasil. A decisão ocorreu após a aprovação da proposta de renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período 2025/2026, votada em assembleia aberta realizada no sábado (27).

De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), a proposta foi aceita pela maioria dos trabalhadores da categoria, encerrando o risco de paralisação que poderia afetar voos em todo o país. O acordo foi firmado com mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) junto às empresas aéreas.

Em publicação nas redes sociais, o ministro destacou a importância do entendimento para o setor. “Não haverá greve na aviação no Brasil. Acordo firmado entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas e as empresas aéreas garante a normalidade dos voos e segurança aos passageiros, fortalecendo o turismo de negócios e de lazer”, afirmou.

Entre as principais reivindicações dos aeronautas estavam a recomposição salarial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acrescido de 3%, reajuste do vale-alimentação pelo INPC mais R$ 105, melhorias na previdência privada, aumento das diárias internacionais com acréscimo de US$ 4 para voos na América do Sul, Estados Unidos e América Central e o pagamento em dobro da hora noturna.

O sindicato também ressaltou o combate à fadiga como uma das pautas prioritárias das negociações, destacando a relação direta entre a saúde dos tripulantes e a segurança das operações aéreas.

Com o acordo aprovado, as operações aéreas seguem normalmente em todo o país, sem previsão de paralisações por parte da categoria.

Fonte: nortaomt

Anteriores Idoso é executado a tiros dentro de caminhonete no Nortão
Próxima Polícia Militar apreende mais de 100m³ de madeira ilegal em Feliz Natal