Maduro fugiu para o Brasil? Avião Venezuelano que ja foi utilizado por Maduro viaja de Caracas para fronteira com Roraima


Maduro fugiu para o Brasil? Avião Venezuelano que ja foi utilizado por Maduro viaja de Caracas para fronteira com Roraima 1

A aeronave, vinculada ao governo venezuelano, movimenta-se ao longo da fronteira com Roraima enquanto Estados Unidos pressionam o regime Maduro e Brasil acompanha a situação.

Um  da companhia estatal Conviasa, conhecido por ser uma aeronave VIP utilizada pelo  em viagens oficiais, fez uma viagem entre Caracas e a região próxima à fronteira com o estado brasileiro de Roraima, segundo dados do site , especializado em rastreamento de voos.

Essa movimentação ocorre em um cenário delicado, com crescente pressão militar dos Estados Unidos em torno do Caribe, e uma série de sanções contra o regime venezuelano. Apesar da proximidade da rota,  nem evidência de uma possível fuga para o Brasil.

Fontes consultadas pelo analista Lourival Sant’Anna, da CNN, informam que o .

Maduro fugiu para o Brasil? Avião Venezuelano que ja foi utilizado por Maduro viaja de Caracas para fronteira com Roraima 2

Viagem da aeronave e análise da rota

O Airbus A-319, com matrícula YV2984, partiu da capital venezuelana, percorreu cerca de três horas até o Aeroporto de Santa Elena de Uairén. Este aeroporto fica a aproximadamente 250 km da fronteira com o Brasil, em Roraima, uma região estratégica na Amazônia. Em seguida, a aeronave voltou para áreas próximas a Caracas, sem pousos em território brasileiro.

Essa mesma aeronave foi incluída em março de 2020 na lista de sanções da OFAC (Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA), que proíbe sua circulação em território americano e em aliados, devido ao uso por membros do regime de Maduro para atividades que são consideradas antidemocráticas pelos Estados Unidos.

Contexto militar e reações internacionais

O ex-presidente Donald Trump reforçou recentemente uma postura agressiva ao anunciar que o espaço aéreo sobre a Venezuela pode ser considerado fechado para companhias aéreas, pilotos e grupos suspeitos de tráfico. Em rede social, Trump escreveu: “A todas as companhias aéreas, pilotos, traficantes de drogas e traficantes de pessoas, considerem o FECHAMENTO TOTAL DO ESPAÇO AÉREO SOBRE E AO REDOR DA VENEZUELA.”

Em resposta, o governo venezuelano qualificou essa declaração como uma e um ataque ilegal contra a soberania do país.

Além disso, a FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) emitiu um alerta para companhias aéreas sobre riscos em voos na região, citando aumento de atividade militar, o que levou Caracas a revogar autorizações de seis grandes companhias aéreas que suspenderam operações para o país.

Fonte: Nortão MT com Sociedade Militar

Fonte: nortaomt

Anteriores MPF investiga fraude de R$ 303 milhões entre BRB e Banco Master
Próxima Áreas das regiões Norte e Nordeste e norte de Mato Grosso seguem com alerta de perigo para chuvas intensas