A empresa em questão, The Pay Soluções de Pagamentos, sem funcionários ou atividade financeira real, foi usada para intermediar a venda de carteiras de crédito que o BRB comprou. O caso faz parte de um rombo que já soma R$ 12,2 bilhões e pode configurar uma das maiores fraudes bancárias da história do Brasil.
A Polícia Federal (PF) já prendeu executivos do Master, incluindo o presidente, Daniel Vorcaro, e afastou o então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
Operação Compliance Zero
A operação da PF Compliance Zero cumpriu, na semana passada, sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, incluindo contra Vorcaro.
A ação busca combater a emissão de títulos de crédito falsos por integrantes do Sistema Financeiro Nacional. Segundo o órgão, as apurações foram iniciadas em 2024, após pedido do MPF para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por instituições financeiras.
Os referidos títulos teriam sido vendidos a outro banco e, “após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada“, disse a PF.
Fonte: sputniknewsbrasil







