Estádio romano soterrado por 2.000 anos é revelado na Turquia (FOTOS)


Construído ao lado do portão monumental da cidade e com vista direta para o profundo cânion de Ulubey, o estádio, que mede 140 metros por 37, permaneceu parcialmente soterrado por quase dois milênios.
As equipes do Projeto Gelecege Miras já identificaram uma entrada em degraus, uma parede de contenção e um canal de água escavado na rocha que abastecia as termas romanas. O diretor das escavações, Serif Soyler, afirmou à Agência Anadolu que a estrutura provavelmente data do século I d.C.
Templo medieval - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2025

“Blaundos é uma cidade antiga de porte médio, e as dimensões do estádio refletem isso. Mas sua posição logo na entrada dá a ele um caráter monumental que não havíamos compreendido plenamente antes”, disse.

Fundada por tropas macedônias após a campanha de Alexandre, o Grande, Blaundos desenvolveu-se como uma cidade-guarnição estratégica e foi posteriormente remodelada pelos romanos. O novo achado reforça esse passado, revelando um espaço utilizado para competições e cerimônias diante de um abismo impressionante com vistas panorâmicas vertiginosas.
Já conhecida por aquedutos, tumbas escavadas na rocha, uma rua colunada e um templo de Deméter, a cidade se prepara agora para integrar o estádio restaurado a eventos culturais. Segundo Soyler, ver um estádio emergir bem à entrada da cidade vai redefinir a imagem de Blaundos e revelar uma nova face do sítio arqueológico.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Operação “Bancada” prende influenciadores digitais que promoviam soltura ilegal de balões em SP
Próxima 'Falta de competência': revista divulga motivo que fez Rubio recusar encontro com Kallas