O Giro Técnico da Soja no Paraná – Safra 2025/2026, iniciativa para promover boas práticas de produção de soja, percorrerá 14 municípios de diferentes regiões do Paraná, entre novembro e fevereiro. A ação, que teve início neste dia 27 de novembro, em Chopinzinho (PR), é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e pela Embrapa Soja, com o apoio do Sistema FAEP/Senar-PR, UTFPR e outras instituições parceiras conforme a organização regional.
Os interessados podem procurar o escritório local ou regional do IDR-Paraná para saber detalhes da programação em: Chopinzinho, Nova Prata do Iguaçu, Palotina, Francisco Beltrão, Cascavel Bandeirantes, Bela Vista do Paraíso, Floraí, Itambé, Peabiru, Rio Bom, Guarapuava, União da Vitória e Rio Azul.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Soja André Prando, o objetivo do Giro Técnico é divulgar técnicas de manejo que aumentem a eficiência produtiva e fortaleçam a sustentabilidade da cultura da soja. “O esforço da Embrapa e do IDR-Paraná é para divulgar os resultados obtidos com a adoção de boas práticas relacionadas ao manejo integrado de diretrizes e doenças, inoculação e coinoculação em soja, entre outras temáticas. Também abordamos pesquisadores, extensionistas, técnicos e produtores, fortalecendo assim o diálogo entre os resultados ciência e o campo”, explica Prando.
A expectativa é reunir de 60 a 80 participantes por local, o que pode ultrapassar 1000 participantes. O público previsto inclui produtores, lideranças regionais ligadas ao setor agropecuário, cooperativas, instituições públicas, além de extensionistas e técnicos. A programação será realizada de forma prática e objetiva, com duração aproximada de duas horas. As atividades poderão ocorrer diretamente em trabalhos, no formato de estações temáticas, ou em ambientes cobertos, com palestras sequenciais.
Entre os temas envolvidos estão Manejo Integrado de Pragas (MIP-Soja), Manejo Integrado de Doenças (MID-Soja), manejo de solos com foco no Sistema Plantio Direto, e fixação biológica de nitrogênio e coinoculação. Os conteúdos podem variar de acordo com as demandas e características de cada região. Com foco no avanço tecnológico e na produtividade responsável, o Giro Técnico da Soja reforça a importância da orientação técnica e do compartilhamento de conhecimento para o desenvolvimento do setor agrícola no Paraná.
Fonte: noticiasagricolas






