Depois de sete anos em hiato, o Salão do Automóvel de São Paulo abriu as portas ao público neste sábado (22). O evento expõe mais de 300 carros, de 26 marcas diferentes, em um grande pavilhão no Distrito Anhembi, na Zona Norte da capital paulista.
Neste ano, o Salão do Automóvel chega em novo formato. Além da exibição dos automóveis, o evento terá simuladores, painéis com discussões sobre mobilidade e até uma pista in-door de test-drive. Fato é que Autoesporte já deu um giro pelos pavilhões do Salão do Automóvel e agora mostra os 10 principais destaques.
O esportivo japonês Prelude retorna às lojas brasileiras depois de 30 anos. Sua chegada está marcada para o segundo semestre de 2026. Lançado no Japão em 1987, foi produzido até 2001, quando deixou o mercado sem uma nova geração.
O cupê tem a frente mais alongada, com um caimento no teto característico. Sai de fábrica com um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros a gasolina, que opera em conjunto com o sistema híbrido paralelo e:HEV e conta com 203 cv de potência e 32,1 kgfm de torque. É a mesma mecânica do Civic HEV; já a preparação é derivada do Type-R.
O Toyota Yaris Cross é um dos destaques do Salão do Automóvel. Disponível em opções a combustão ou híbrida plena flex, parte de R$ 161.390 em condição de pré-venda. As entregas começam em fevereiro de 2026.
O Yaris Cross de entrada é equipado com um motor 1.5 aspirado flex de quatro cilindros com injeção direta de combustível. O SUV entrega até 122 cv a 6.000 rpm e 15,4 kgfm a 4.700 rpm, se abastecida com etanol. O câmbio do Yaris Cross é automático CVT, simulando sete marchas.
Potência ainda menor tem a variante híbrida plena flex. No caso, a combinação do motor 1.5 aspirado flex de 91 cv a 5.500 rpm e 14,5 kgfm a 4.800 rpm que trabalha em ciclo Atkinson com o elétrico de 80 cv e 14,5 kgfm vai resultar em 111 cv combinados. Os números são praticamente idênticos aos do SUV oferecido no exterior. Neste caso, o câmbio é do tipo transeixo, o mesmo usado no Corolla e no Corolla Cross híbridos. A bateria de íon-lítio é de 177 Volts.
Enfim, tivemos a confirmação de que a Renault Niagara, nova picape intermediária acima da Oroch, será lançada no primeiro semestre de 2026 — junto do SUV médio Koleos Full Hybrid. No evento, a marca mostrou imagens do conceito que foi apresentado ainda em 2023, durante o lançamento do Kardian.
A picape intermediária incorporou características do Boreal nos faróis e na grade frontal, como nos filetes de LED e as várias aberturas centrais. E vai chegar para competir com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e as futuras representantes de Toyota e Hyundai na categoria.
Autoesporte apurou detalhes sobre a picape e adianta que o portfólio será formado por versões 4×2 e 4×4. Ambas terão o mesmo motor 1.3 turbo flex de até 163 cv e 27,5 kgfm compartilhado com Boreal e Duster.
Quebrando uma vidraça, o Jeep Avenger chegou ao Salão do Automóvel como uma das maiores novidades do Salão do Automóvel. Sem dúvidas, é um dos carros mais disputados no estande da marca porque será o mais barato da fabricante à venda no Brasil para concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Tera.
Ele conta com um motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, além do câmbio automático CVT que simula 7 marchas. Também podemos esperar versões híbridas leves (MHEV). Os preços do Avenger ainda não foram revelados, mas Autoesporte estima que, se lançado hoje, ele custaria entre R$ 130 mil e R$ 160 mil.
A estreante chinesa Caoa Changan, nova joint-venture do grupo brasileiro, apresentou dois modelos no Salão do Automóvel: o Avatr 11, um SUV cupê elétrico e robusto, e o Avatr 012, sedã com estilo cupê e que tem como destaque a colaboração com o estilista britânico Kim Jones, que fez participações na direção criativa de marcas como Dior e Fendi.
O porte do Avatr 11 é generoso, com 4,88 metros de comprimento, 1,97 metros de largura, 1,60 m de altura e 2,97 de distância entre eixos. O SUV de 585 cv de potência, inclusive, já está em pré-venda no Brasil, mas os preços não foram revelados. Além disso, acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.
A Kia apresentou a picape Tasman, primeiro modelo da marca na categoria, entre os oito lançamentos esperados para 2026. É a nova concorrente de Ford Ranger, Toyota Hilux, Chevrolet S10, Nissan Frontier e companhia.
Com capacidade de reboque de 3.500 kg e carga útil que varia de 1.000 e 1.190 kg, a picape tem um motor 2.5 turbo a gasolina de 281 cv ou 2.2 turbodiesel de 210 cv. A Tasman mede 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,89 m de altura e 3,27 m de distância entre eixos.
O Caoa Chery Tiggo 5X enfim apareceu reestilizado no Brasil, com dianteira e traseira redesenhadas. Agora, os faróis se apresentam mais afilados, com grade ampla e um para-choque melhorado no conjunto.
No Brasil, o SUV compacto terá duas configurações, a combustão (ICE) e híbrida plena (HEV). A montadora não divulgou detalhes técnicos, mas a expectativa é que seja mantido o motor 1.5 turbo flex de quatro cilindros, contando com uma potência de 150 cv e 21,4 kgfm. Já o sistema híbrido deve ser compartilhado com a Omoda Jaecoo.
Apresentado no ano passado na Europa e trazido agora ao Brasil, o protótipo Fiat Dolce Camper não dará vida diretamente a nenhum carro, mas faz parte de uma família de conceitos que preveem todos esses produtos. O objetivo aqui é antecipar os novos Panda, Fastback, Strada e um SUV de sete lugares.
Com pegada aventureira, o Fiat Camper traz pneus lameiros, estribos e luzes auxiliares no teto. Suas dimensões não são conhecidas, mas o porte é quase tão robusto quanto uma Toro.
Já o principal destaque da Peugeot no Salão da Automóvel é a nova geração do 3008. A marca ainda não confirmou o lançamento do SUV no Brasil, mas Autoesporte apurou que o modelo já tá em estudos e deve chegar por aqui em 2026.
O motor é o 1.6 turbo a gasolina que entrega 180 cv de potência e 30,6 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Só que o que chama a atenção é esse design futurista com o estilo cupê. Além disso, são excelentes 2,73 metros de entre-eixos.
A marca brasileira Lecar está presente no Salão do Automóvel com mock-up do SUV 459 e da picape Campo. Por enquanto, estão longe de ficarem prontos, mas a promessa é de que a produção comece em agosto de 2027.
Os dois modelos devem combinar motores térmico e elétrico. Dessa forma, o conjunto terá o conhecido populsor 1.0 turbo flex da Horse (o mesmo usado por Kardian e Kicks) associado a um powertrain eletrificado.
A unidade a combustão, vale lembrar, funcionará apenas como gerador de energia e não tracionará diretamente as rodas. Este papel será desempenhado pelo motor elétrico de 163 cv de potência e 26,3 kgfm de torque, fornecido pela WEG e instalado no eixo traseiro.
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Fonte: direitonews






