Continente africano está dividindo-se e será composto por 2 massas de terra, diz novo estudo (FOTO)


Dados iniciais sobre esse processo foram obtidos no final da década de 1960, durante o estudo da região de Afar na Etiópia (agora localizada na Eritreia), que é uma das mais hostis ambientalmente da Terra. No entanto, as novas tecnologias tornaram possível analisar este fenômeno de uma forma mais significativa.

“Combinando esses antigos conjuntos de dados e aplicando tecnologias modernas para analisá-los, os pesquisadores obtiveram novas informações sobre a estrutura da crosta magnética nesta área, permitindo que eles entendam melhor como o continente africano está mudando, esticando e desintegrando no processo conhecido como rifteamento”, explica o artigo.

Ao estudar os dados magnéticos, foi possível descobrir o início de uma fenda entre a África e a Arábia, que outrora estavam conectadas como partes de um quebra-cabeças. No momento da separação completa em 5-10 milhões de anos, a África será composta por duas massas de terra.
De acordo com o professor Peter Styles, geólogo da Universidade de Keele, este estudo oferece uma oportunidade única para ver como nosso planeta está constantemente mudando bem debaixo dos nossos pés.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Fapemat capacita para divulgação científica em linguagem simples
Próxima 'EUA não devem sobrestimar seu papel': centro de gravidade econômico está mudando, diz premiê canadense