Da Redação
Uma comitiva formada por autoridades de Mato Grosso se reuniu nesta quinta-feira, 20, feriado nacional, em Brasília com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, para tratar do decreto do Governo Federal que remarca áreas indígenas e que, segundo representantes do estado, tem causado insegurança jurídica e impactos diretos em produtores rurais de diversas regiões, incluindo o município de Brasnorte, gerido pelo Prefeito Edelo Ferrari, que compôs a comitiva.
De acordo com o Prefeito, o decreto não traz benefícios concretos aos Povos Indígenas da região, ao mesmo tempo em que prejudica produtores e trava investimentos importantes para o desenvolvimento local. “Esse decreto afeta diretamente Brasnorte, prejudicando os produtores rurais e não favorecendo em absolutamente nada os Povos Indígenas do nosso Município”, afirmou Ferrari.
Durante o encontro, o ministro Gilmar Mendes reconheceu que o processo de demarcações e ampliações de terras indígenas tem gerado insegurança nos municípios afetados. A comitiva informou ainda que, já na próxima segunda-feira, será protocolada uma ação solicitando a suspensão de todos os processos de demarcação ou ampliação em andamento, tanto na esfera administrativa quanto judicial.
O grupo presente na audiência foi composto também pelos deputados estaduais Eduardo Botelho e Janaina Riva, pelo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Léo Bortolin, pelo presidente da Aprosoja, Lucas Beber, e pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain.
Além da agenda no STF, houve também uma conversa telefônica do Prefeito de Brasnorte, com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que se colocou à disposição para auxiliar na demanda e apoiar os Sindicatos Rurais, a AMM e a Assembleia Legislativa. “O Ministro se colocou à disposição para nos ajudar nessa demanda, apoiando os Sindicatos Rurais, a AMM, Assembleia Legislativa. Agradecemos a disponibilidade do Ministro que em pleno feriado fez questão de nos atender”, completou o Prefeito.
A comitiva agradeceu o diálogo com Gilmar Mendes, o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o comprometimento de todas as lideranças que viajaram de forma extraordinária a Brasília em busca de uma solução para um tema considerado urgente e de grande impacto para o estado.
Fonte: abroncapopular






