Brasil tem novas regras para manutenção de carros elétricos e híbridos


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de anunciar o lançamento de uma nova diretriz para orientar o mercado no que diz respeito à manutenção de veículos híbridos e elétricos. A ABNT PR 1025, como é chamada, cria no país um padrão técnico dedicado à qualificação e à atuação segura de profissionais na área e foi elaborada em conjunto com montadoras, entidades setoriais, oficinas e centros de pesquisa.

Na prática, o documento consolida pela primeira vez no país os conhecimentos, habilidades e responsabilidades exigidas de mecânicos que trabalham com sistemas de alta tensão e corrente contínua. “O mercado brasileiro de veículos elétricos está crescendo rapidamente. Esse movimento exige profissionais preparados para atuar com segurança em sistemas de alta tensão”, afirmou o presidente da ABNT, Mário William Esper.

O objetivo é usar a PR 1025 para fornecer base técnica para treinamentos, certificações e atuação segura do setor. A norma estabelece três níveis de especialização, começando pela intervenção limitada a sistemas mecânicos e chegando até a qualificação completa para trabalhar com alta tensão, baterias e diagnósticos elétricos.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

As competências exigidas incluem segurança do trabalho, uso de instrumentos de medição, análise de riscos, conhecimentos elétricos, requisitos de formação e adequação às normas nacionais e internacionais, além de critérios mínimos de escolaridade, experiência profissional e carga horária de capacitação.

Nível 1

Nível 2

Nível 3

Com a publicação, a norma deve orientar programas de qualificação profissional, iniciativas de certificação de mecânicos e oficinas, atualização curricular de escolas técnicas e políticas públicas voltadas à segurança e à capacitação.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores CCJ do Senado: Toda relação sexual entre adulto e criança é estupro
Próxima Moedas de ouro do século IV excepcionalmente raras são desenterradas na Itália (FOTO)