Carlos Sainz acredita que a Fórmula 1 precisa adotar medidas mais ousadas para tornar as corridas Sprint mais emocionantes. O piloto da Williams, que conquistou o terceiro lugar na corrida Sprint dos Estados Unidos, o melhor resultado da equipe nesse formato, defende que a categoria experimente novos conceitos e até considere ideias radicais.
Um dos principais pontos levantados por Sainz é o uso dos pneus. Segundo ele, o fato de os pilotos geralmente optarem pelos compostos médios torna as Sprints muito semelhantes ao primeiro trecho do GP de domingo.
“Eu usaria uma solução simples, obrigar todos a correrem com pneus macios”, sugeriu o espanhol. “Normalmente só usamos o composto mais macio em poucas pistas, e isso poderia ser uma maneira fácil de deixar as corridas Sprint mais interessantes. Além disso, estamos desperdiçando pneus, fazemos uma volta com eles na sessão de classificação e depois devolvemos. Não sei onde a Pirelli os guarda, mas para nós é um pneu de uma volta só”, disse ele.
Sainz acredita que o formato atual precisa ser revisto para deixar de revelar tanto sobre a corrida principal: “Hoje, a Sprint mostra exatamente como será o primeiro stint do GP no domingo, porque a classificação é a mesma. Prefiro que testemos ideias diferentes para não antecipar tanto o que vai acontecer na corrida”, afirmou.

O piloto também se mostrou aberto a mudanças mais drásticas, como grids invertidos ou novos formatos de classificação: “Não sou um grande fã de grid invertido, mas não me oponho totalmente a experimentar. A classificação Sprint, por exemplo, poderia ter algo como uma superpole na fase final. O importante é continuar tentando coisas novas. Se funcionar, ótimo, se não, admita que não deu certo e tente outra vez”, finalizou o espanhol.
Para Sainz, o caminho é claro, a Fórmula 1 deve continuar evoluindo o formato Sprint, sem medo de arriscar em busca de corridas mais dinâmicas e imprevisíveis.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia de Vivo.
Fonte: f1mania






