O Renault Boreal chega ao mercado com importante missão. O SUV médio terá de encarar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, bem como o crescente número de veículos chineses que povoam o segmento. Desde que os primeiros detalhes sobre o modelo foram revelados, o novo utilitário da marca não deixou de frequentar os holofotes.
Autoesporte preparou uma galeria com 40 fotos exclusivas que produzimos do Renault Duster Iconic, versão de topo do SUV médio, que acrescenta rodas de liga leve de 19 polegadas diamantadas, teto solar panorâmico elétrico, sistema de som Harman Kardon com 10 alto-falantes e pacote Adas com 24 sistemas.
Seu preço sugerido é de R$ 214.990. O Boreal, vale frisar, ainda é comercializado em outras duas versões: Evolution (R$ 179.990) e Techno (R$ 199.990). Clique aqui para ver a lista completa de versões e equipamentos do modelo.
Além disso, confira abaixo a galeria com 40 detalhes majoritariamente registrados pelo fotógrafo Renato Durães, mostrando tudo do novo Renault Boreal Iconic:
Vale lembrar que o Renault Boreal é o primeiro SUV médio da fabricante a ser vendido e produzido no Brasil. Todas as versões vêm equipadas com o motor 1.3 TCe, um turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta, mesmo conjunto da opção mais cara do Duster. Ao todo, entrega 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina. Já o torque é de 27,5 kgfm com o combustível vegetal e 25,5 kgfm com o derivado do petróleo. O câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Algumas imagens de nossa galeria merecem um destaque à parte nos linhas abaixo. Confira:
Embora design seja algo subjetivo, o Renault Boreal arranca olhares por alguns detalhes interessantes. Grade robusta, novo logotipo da Renault e faróis de LED garantem ao SUV médio um aspecto quase futurista. Na opção mais cara, o teto é pintado em preto.
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O Boreal, bom dizer, tem proposta visual bem diferente dos outros modelos feitos pela Renault no Brasil. O SUV médio tem grade com divisórias independentes que imitam diamantes, com o já citado novo logotipo da fabricante a centro. O modelo em questão vem na cor de lançamento Azul Mercure, mas há ainda outras cinco opções: Branco Glacier, Prata Étoile, Cinza Cassiopée, Preto Nacré, Vermelho de Feu.
Em relação às dimensões, o Renault Boreal tem 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos — o mesmo de um Toyota Corolla. O porta-malas tem capacidade para 522 litros no padrão VDA. Com os bancos rebatidos, o compartimento do Boreal acomoda 1.279 litros.
As rodas podem ser de 18 ou 19 polegadas, a depender da versão. Na opão Iconic elas são diamantadas com um design de cinco raios em formato que lembra bielas. Na traseira, por sua vez, as lanternas são mais afiladas e seguem linha presente na tampa do porta-malas. A configuração de topo também pode vir com carroceria biton, opcional para as demais opções do portfólio.
O teto solar panorâmico é item de série no Renault Boreal Iconic. As versões Evolution e Techno têm o item à disposição como opcional. O equipamento deixa a cabine muito mais arejada e ajuda a embelezar o SUV médio no quesito design.
O Boreal tem maçanetas embutidas nas portas traseiras. Algo similar ao que ocorre no Honda HR-V. com maçanetas posicionadas no alto, junto ao pilar C, para dar uma aparência de duas portas e de lambuja dar uma ajuda na aerodinâmica.
O SUV médio tem 1,65 m de altura e 1,84 m de largura. Assim, aliado ao entre-eixos de 2,70 m, o Boreal tem espaço mais que generoso para os ocupantes da segunda fila. A área para as pernas é boa e o túnel central mais baixo faz com que o passageiro que vai no meio não sofra tanto. Do mesmo modo, é ótimo também para ombros e cabeça.
Os passageiros que vão atrás têm saídas de ar-condicionado (em destaque), porta-revista e duas entradas USB do tipo C. Na versão de topo, como já mencionado, o banco é revestido em couro.
A Renault conseguiu fazer boa mistura de texturas na forração das portas. Há plástico rígido, mas temos áreas acolchoadas e mais suaves ao toque nessa seara.
Os bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memória e massagem. O volante tem ajustes de altura e de profundidade, mas os comandos de gerenciamento de som na coluna de direção (herança dos Renault mais antigos) podem ser um problema.
A versão de topo traz iluminação ambiente com 48 opções de cores. As telas, como dá para notar, são interligadas: o quadro de instrumentos e a multimídia têm 10 polegadas cada. A central tem conexões para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de internet nativa. Vale dizer que, na versão básica, o cluster é de 7”.
O Boreal tem porta-malas com capacidade para 522 litros no padrão VDA. A título de comparação, o Corolla Cross tem 440 litros e o Compass leva 410 l. O bagageiro ainda é dividido em dois níveis. O volume, importante frisar, considera o fundo falso. Também é possível rebater os bancos bipartidos por meio de alavanca. Nesta configuração o compartimento pode carregar 1.279 litros.
O Boreal vem com o mesmo motor do Duster. É o 1.3 TCe, um turbo flex com injeção direta. Rende 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina. O Jeep Compass entrega, bom dizer, 176 cv e o Corolla Cross, 175 cv, sempre com etanol. O torque do Boreal é de até 27,5 kgfm.
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Fonte: direitonews





