Ram Rampage é mais um projeto brasileiro que será vendido na Europa


Depois de pouco mais de dois anos de comercialização no Brasil, a Ram Rampage ganhará status global e passará a ser vendida também na Europa. A informação foi confirmada pela própria Stellantis, que levará a picape intermediária para a região com o objetivo de “preencher uma lacuna no mercado”. A apresentação inicial para o público local será realizada ainda nesta semana na Fieracavalli 2025, tradicional feira equestre sediada na Itália.

Com o lançamento, a Ram espera alcançar uma nova faixa de público e explorar o ainda incipiente mercado europeu de caminhonetes monobloco. A própria marca fala em “atrair os consumidores que buscam o equilíbrio perfeito entre dirigibilidade no dia a dia e robustez”. Nesse sentido, a Rampage será posicionada como uma alternativa aos SUVs e às picapes maiores, que muitas vezes têm porte incompatível com os padrões rodoviários da Europa.

Detalhes específicos sobre motorização, preços e versões ainda não foram revelados, mas as especificações não devem fugir do que já conhecemos por aqui. A fábrica de Goiana (PE), vale lembrar, é a única a produzir a Rampage no mundo, o que leva a crer que a picape chegará à Europa a partir do Brasil.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

A plataforma adotada pela Rampage é a conhecida Small Wide 4×4, compartilhada com os Jeep Renegade, Compass e Commander, além da Fiat Toro. Ao todo, a picape possui 5,02 metros de comprimento, 1,78 m de altura, 1,88 m de largura e 2,99 m de distância entre-eixos. A capacidade de carga é de até 1.015 kg, sendo a caçamba capaz de acomodar até 980 litros.

Na maioria das versões, prevalece o motor 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio automático de nove marchas. A tração 4×4 conta com distribuição automática da força entre os eixos e modo reduzida, além do assistente de descida em rampa. A variante esportiva R/T é a única com o motor 2.0 Hurricane turbo a gasolina de 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque.

Para a Europa, tudo indica que o propulsor a diesel será escolhido, até mesmo por ser usado por lá em outros carros do grupo Stellantis. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, a Rampage com motor 2.2 turbodiesel faz 10,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.

Lançada em meados de 2023, a Rampage foi o primeiro veículo da Ram a ser concebido e desenvolvido inteiramente no Brasil. Ao todo, o projeto mobilizou mais de 800 engenheiros e técnicos no país, somando mais de 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. Desde que começou a ser vendida, em 2023, a picape já emplacou mais de 50 mil unidades por aqui.

Na história da indústria automobilística nacional, a chegada à Europa de um carro projetado totalmente no Brasil não é novidade. O Volkswagen Fox, por exemplo, foi criado por brasileiros no início dos anos 2000 e vendido no Velho Continente entre 2005 e 2011. Mais recentemente, a mesma estratégia foi implementada com o Nivus, desenvolvido em solo nacional e lançado lá fora como Taigo.

Na Ford, as últimas gerações de EcoSport e Ka, projetadas por engenheiros brasileiros, também foram vendidas no mercado europeu. Na Chevrolet, o projeto da primeira geração da Meriva, lançada aqui em 2002, foi compartilhado com a Opel.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Ministra do TSE vota por cassar Cláudio Castro por abuso de poder
Próxima Confira a lista de cafés proibidos pela Anvisa em 2025 até o momento