Após anunciar a compra de 26,4% da Renault do Brasil, a Geely, acaba de lançar em nosso mercado o EX2, hatch compacto elétrico que detém o título de carro mais vendido da China. São duas versões: Pro (R$ 123.800) e Max (R$ 136.800). O modelo também será um grande rival do BYD Dolphin.
Como condição especial de lançamento, a Geely oferece o hatch chinês com desconto em novembro. Dessa forma, a versão Pro custará R$ 119.990, enquanto a Max será posicionada em R$ 135.100. Segundo Ariel Montenegro, presidente da Renault no Brasil (sócia da Geely no país), o objetivo do EX2 é fisgar o cliente que ainda não fez a transição para os carros elétricos.
Nossa reportagem já havia antecipado que o EX2 era o grande favorito a ser lançado por aqui ainda este ano. O hatch, cujo nome no Brasil foi divulgado inicialmente pelo site Autos Segredos, chega para rivalizar com BYD Dolphin e GWM Ora 03 e aposta no espaço interno para se destacar.
A chegada do compacto atende aos anseios dos concessionários, que pediam pela ampliação do portfólio da Geely. Atualmente, a marca vende por aqui apenas o SUV EX5 — com preços que partem de R$ 205.800 e vão até R$ 225.800.
Bom lembrar que a Geely tem planos ambiciosos para o nosso país. “Nós chegaremos ao Brasil para encarar a BYD. Nosso objetivo é obter a liderança no mercado de elétricos brasileiro, importantíssimo para a nossa estratégia global”, ouviu Autoesporte de uma fonte ligada ao grupo em novembro do ano passado.
E o EX2 é peça fundamental desta estratégia. O hatch compacto elétrico tem 4,14 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos (mesmo do Volkswagen T-Cross). O modelo tem 1,81 m de largura e 1,58 m de altura. Seu compartimento principal, com abertura elétrica, tem capacidade para 375 litros; enquanto o secundário acomoda 70 litros.
O Geely EX2 tem quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e central multimídia de 14,6 polegadas. Há ainda carregador de smartphone por indução.
No Brasil, o Geely EX2 terá uma única opção de motorização. Instalado no eixo traseiro, o motor el, com máquina elétrica instalada no eixo traseiro de 116 cv e 15,3 kgfm de torque . A bateria do hatch tem 39,4 kWh de capacidade, e tem garantia de 8 anos. A recarga máxima acontece em corrente direta (DC) a 70 kW. A essa velocidade, o EX2 vai de 30% a 80% da bateria em 21 minutos. Segundo o Inmetro, a autonomia do Geely EX2 é de 289 km.
Uma curiosidade é que o motor está posicionado no eixo traseiro, abrindo espaço na dianteira. A versatilidade é um dos pontos fortes do hatch. Além do porta-malas frontal, há um compartimento de 28 litros abaixo do banco traseiro.
EX2 Pro (R$ 123.800): seis airbags (frontais, laterais e cortina), central multimídia de 14,6 polegadas, painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, ar-condicionado automático, saída de ar traseira, freio de estacionamento eletrônico;
EX2 Max (R$ 136.800): todos os equipamentos da Pro + carregador de celular por indução, quatro vidros one-touch, ajustes elétricos para o banco do motorista, auto-hold, entrada e saída sem chave e botão, sistema de proteção da bateria.
Com lançamento previsto para novembro e segundo modelo da Geely à venda no Brasil, o EX2 também se coloca como favorito a ser produzido em nosso país, na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR). Vale lembrar que as empresas têm parceria comercial por aqui similar ao acordo que já têm na Coreia do Sul.
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Fonte: direitonews






