F1: Hill e Herbert criticam regras internas da McLaren


A polêmica sobre as regras internas da McLaren, conhecidas como ‘Regras Papaya’ e que geraram controvérsia entre os pilotos da equipe, foi levantada por dois ex-pilotos de Fórmula 1, Damon Hill e Johnny Herbert. A questão surgiu com a ascensão de Lando Norris à liderança do campeonato, e os dois ex-pilotos não pouparam críticas ao sistema de ordens da equipe.

Em entrevista ao podcast The Race, Hill, campeão na F1 em 1997, expressou sua opinião sobre as regras da McLaren, considerando-as confusas não apenas para os pilotos, mas também para a própria equipe e os fãs: “Eu acho que confunde as pessoas. Confunde os pilotos, confunde a equipe, confunde os espectadores. Eles ficam se perguntando: ‘O que está acontecendo?’. Não sou fã disso. A menos que eu esteja correndo e queira que me digam para o meu companheiro de equipe recuar”, afirmou Hill. Para ele, as ordens de equipe podem criar uma situação de desconforto e desconfiança, o que prejudica a competitividade e a imagem da equipe.

Herbert, também presente na conversa, concordou com Hill e fez uma advertência sobre os possíveis impactos dessa abordagem nas disputas pelo título: “Também não sou fã dessa estratégia, e digo isso porque não quero que eles ditem o resultado de um campeonato. E isso é muito possivelmente o que pode acontecer”, afirmou Herbert, destacando a importância de garantir que as disputas pelo título sejam decididas unicamente pela performance dos pilotos, e não por regras internas.

F1: Hill e Herbert criticam regras internas da McLaren
Foto: XPB Images

Por fim, Hill fez uma defesa contundente do direito dos pilotos de desobedecer ordens da equipe, afirmando que, em última instância, a carreira de um piloto é sua responsabilidade: “Você tem o direito de desobedecer ordens da equipe. Se disserem: ‘Fique em segundo’, você pode simplesmente dizer: ‘Sabe o que? Esta é uma vitória de um GP. Eu nunca venci uma corrida e você está me dizendo para não fazê-lo?’ Não, não, não”, concluiu Hill, reforçando a ideia de que a ambição de um piloto deve ser respeitada.

Essas declarações colocam mais lenha na fogueira sobre o clima interno na McLaren e como as ordens de equipe podem afetar não apenas a dinâmica entre os pilotos, mas também o desempenho e a percepção pública da equipe.

Fonte: f1mania

Anteriores EUA estudam expandir uso global do dólar para conter avanço de influência chinesa, diz mídia
Próxima “É hora de transformar ambição em ação”, diz Lula em mesa redonda na Cúpula de Líderes da COP30