A Leapmotor, marca chinesa do grupo Stellantis que concorre com a BYD, anuncia o início da venda de seus carros eletrificados no Brasil. O primeiro modelo a chegar é o C10, um SUV médio oferecido em versões híbrida em série e elétrica e preços a partir de R$ 189.990. A distribuição começou nas 36 concessionárias da marca espalhadas pelas principais cidades do país.
Em janeiro, chega o B10 elétrico, um modelo menor, e que está em pré-venda por R$ 172.990.
O novo C10 já pode ser adquirido nas lojas e passa a ser o único carro do Brasil disponível com mecânica REEV (Range-Extended Electric Vehicle). A marca chama este conjunto híbrido em série de Ultra Híbrido. Já o B10 está em pré-venda e terá seus detalhes oficiais divulgados em janeiro.
Antes de abordarmos os detalhes técnicos, veja os preços dos novos carros da Leapmotor para o Brasil:
O SUV elétrico C10 tem 4,73 m de comprimento, 1,91 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Dessa forma, tem proporções próximas às do Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid. Seu porta-malas tem 400 litros de capacidade.
Quanto à mecânica, duas opções estão disponíveis: elétrica e híbrida. Esta segunda é classificada comercialmente pela Leapmotor com “Ultra Híbrida”, mas a SAE define tal opção como híbrida em série.
A começar pela versão mais barata, o C10 tem motor elétrico traseiro alimentado por uma bateria de 69,9 kWh. Desenvolve 218 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, o que lhe proporciona capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos antes de atingir os 170 km/h de velocidade máxima.
O SUV elétrico está catalogado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) com 338 km de autonomia. Assim como o B10, suporta até 11 kW em estações AC e 84 kW em carregadores DC.
Já a opção híbrida em série é formada por um motor 1.5 a gasolina de até 96 cv que funciona unicamente para abastecer a bateria de 28 kWh, que, por sua vez, alimenta um motor elétrico de 231 cv. Dessa forma, a tração é 100% elétrica, sem que as rodas se movam com interferência direta da unidade a combustão.
Por mais que sua autonomia elétrica declarada no PBEV seja de modestos 111 km, os dados dos híbridos em série devem ser considerados como modelos a combustão. Neste caso, faz 33,5 km/l na cidade e 29,1 km/l na estrada. Com a bateria descarregada, são 12 km/l na média do uso urbano e rodoviário.
O pacote de equipamentos é generoso, incluindo sete airbags (há uma bolsa central entre os bancos dianteiros), revestimento de couro sintético para os bancos com ajustes elétricos com aquecimento e ventilação, central multimídia de 14,6 polegadas e conexão nativa para internet.
Em pré-venda, o B10 é a aposta da Leapmotor na categoria dos SUVs médios. Com 4,51 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 2,73 m, chega para concorrer com BYD Yuan Plus e Geely EX5. Já o porta-malas tem capacidade para 420 litros.
Disponível em versão única, tem motor elétrico traseiro alimentado por uma bateria de 56,2 kWh. Desenvolve 218 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, com capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e atingir 170 km/h.
Sua autonomia é de 288 km, de acordo com o PBEV. Quanto à recarga, suporta até 11 kW em estações de corrente alternada (AC) e 84 kW em corrente contínua (DC).
O pacote de equipamentos será divulgado apenas em janeiro, mas é certo que o B10 terá seis airbags (frontais, laterais e cortina) e sistema Adas com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de frenagem e alerta de mudança de faixa.
Na cabine, espere acabamento de couro sintético no painel e nos bancos. A central multimídia flutuante tem 14,6 polegadas e oferece conexão Android Auto e Apple CarPlay. Carregador de celular por indução e ar-condicionado de duas zonas são equipamentos que devem marcar presença.
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Fonte: direitonews






