Prefeitos de vários países destacam iniciativas contra a crise climática em evento da COP30 no Rio


Durante a abertura, o prefeito anfitrião, Eduardo Paes, destacou os desafios enfrentados pelo Rio de Janeiro e defendeu uma reforma na arquitetura de financiamento para a preservação e o desenvolvimento sustentável, ressaltando o papel das prefeituras nesse trabalho.
Na sequência, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, também falou sobre os desafios enfrentados por prefeitos na contenção de crises e falou do trabalho de despoluição de rios na capital britânica.
Ainda na abertura, a copresidente do C40 e prefeita de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr, também ressaltou o papel de lideranças locais na equacionamento de crises climáticas: “Estamos na linha de frente do combate”, disse.
De acordo com ela, o calor extremo global é o desastre climático mais preocupante, sendo perigoso para trabalhadores que atuam ao ar livre e podendo gerar prejuízos nos âmbitos da saúde e da economia.
A prefeita de Freetown também defendeu o investimento em corredores verdes e ressaltou o trabalho feito em sua cidade para combater o calor extremo, com a plantação de mais de 1 milhão de árvores.
Paes também exaltou a reunião de líderes locais da COP30, com prefeitos e autoridades dos países que também compõem o grupo de cidades do C40.
Ao longo dos próximos dias, segundo o prefeito, o evento vai mostrar que lideranças locais têm contribuído para a preservação do meio ambiente.

O que é a C40?

A C40 é uma rede de grandes cidades de todo o mundo que se compromete a compartilhar conhecimentos e implementar ações ousadas e mensuráveis para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e os riscos climáticos.
Criado em 2005, o evento reuniu na época, em Londres, prefeitos de 18 megacidades para discutir mudanças climáticas. O sucesso da iniciativa fez com que a rede crescesse, passando para 40 representantes e hoje chegando a quase 100, mas o nome “C40” foi mantido.
As cidades-membros da C40 trabalham para reduzir drasticamente as emissões de carbono, criar empregos verdes e promover uma recuperação econômica justa. Também visa melhorar a resiliência urbana, preparando as cidades para os impactos climáticos que já são inevitáveis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: GP de São Paulo projeta recorde e maior impacto econômico em 2025
Próxima Andarilho é detido após quebrar caminhonete da Prefeitura em Sorriso