F1: Binotto afirma que uma violação ‘pequena’ no limite de orçamento pode valer 0,5s de vantagem


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Mattia Binotto, chefe da Ferrari, afirmou que mesmo uma violação pequena de uma equipe da F1 no limite do teto orçamentário, pode resultar em um ganho de desempenho de meio segundo por volta.

A FIA vai anunciar na quarta-feira, sua auditoria sobre o limite de custos apresentados pelas equipes da F1 referentes a 2021, que certificará ou não a conta de cada equipe na temporada passada.

No entanto, no final de semana do GP de Singapura, surgiram rumores no paddock da categoria, que Red Bull e Aston Martin teriam desrespeitado os regulamentos de limite de custos da F1 no ano passado, uma alegação que ambas as equipes negaram.

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Enquanto a maior parte da especulação envolve a Red Bull, que acredita-se ter ultrapassado muito seu orçamento permitido para 2021, fixado em US$ 145 milhões pela FIA, sobre a infração da Aston Martin fala-se que a violação da equipe de Lawrence Stroll é provavelmente bem menor, ou talvez até ligada apenas a uma questão de processos internos.

Mas Binotto afirmou que mesmo uma pequena violação, o que significa uma superação do orçamento em até 5% ou aproximadamente US$ 7 milhões, não deve ser subestimada em termos do desempenho potencial que tal quantia pode trazer.

“Vamos esperar até quarta-feira antes de fazer um julgamento, mas, seja qual for o valor de que estamos falando, é importante entender que, mesmo que seja quatro milhões, que se enquadra na categoria do que é considerado uma violação menor, o resultado em desempenho pode não ser pequeno”, disse o chefe da Ferrari à Sky Italia em Singapura.

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“Para nós, quatro milhões representam as peças de desenvolvimento para uma temporada inteira. Quatro milhões significa 70 pessoas em um departamento técnico, que podem apresentar e produzir soluções que podem valer até meio segundo por volta.”

“Então, mesmo que estejamos olhando para algo considerado uma violação menor, não é um ‘amendoim’. Estamos falando de meio segundo e essa vantagem é transportada para as temporadas seguintes, porque, embora tenha começado em 2021, ainda dá uma vantagem competitiva em 2022 e 2023, então isso é claramente um assunto importante”, disse Binotto.

“Isso põe em jogo a credibilidade geral. Espero que todos tenham lidado com esse exercício corretamente, porque senão será um problema muito grande para administrar”, acrescentou.

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Uma coisa está muito clara. Com certeza depois da divulgação da avaliação da FIA, caso realmente tenham havido irregularidades cometidas, muita controvérsia vai ser gerada entre as equipes e a FIA.

A Red Bull já afirmou que fez tudo corretamente e dentro do regulamento em 2021, porém não foi essa a informação que circulou no paddock da F1 em Singapura.

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