Martin Brundle, ex-piloto de Fórmula 1 e atual comentarista, criticou a decisão dos comissários de não penalizar Max Verstappen durante o GP do México, após o piloto da Red Bull Racing ter se envolvido em uma situação polêmica na primeira volta da corrida. Segundo Brundle, Verstappen deveria ter sido punido por cortar a curva, ganhar vantagem e não devolver a posição, algo que ele considera uma prática que precisa ser coibida com mais rigor.
O incidente ocorreu logo após o início da corrida no Autódromo Hermanos Rodríguez, quando Verstappen, ao lado de outros pilotos como Lando Norris e Charles Leclerc, foi forçado a sair da pista ao entrar em uma disputa de quatro carros na primeira curva. Embora Leclerc tenha tentado retomar a linha de corrida, Verstappen acelerou pela grama, ganhando posições sem sofrer qualquer penalidade. Brundle não hesitou em criticar a atitude do piloto holandês, afirmando que, apesar da habilidade de Verstappen em controlar o carro pela grama, ele não fez nenhum esforço para tentar fazer as curvas corretamente.
“Max deveria ter recebido uma penalidade, porque se você coloca o carro no lado esquerdo com quatro carros ao lado, vai acabar na barreira. Mas Max não tinha intenção, é visível que ele acelerou. Foi uma pilotagem muito habilidosa pela grama, mas ele não fez esforço algum para passar pelas curvas um, dois ou três corretamente, e isso deveria ter sido punido”, afirmou Brundle.
O ex-piloto sugeriu que um ‘drive-through’ poderia ser a penalidade adequada para esse tipo de situação, para enviar uma mensagem clara e evitar que incidentes semelhantes acontecessem novamente: “Se alguém fizesse o que Max fez, eu teria dado um ‘drive-through’, porque assim, sem nenhuma punição, tudo fica caótico”, disse ele.

Brundle também comentou a atitude de Leclerc, que acabou escapando de uma possível penalidade. Para o comentarista, o piloto da Ferrari tentou fazer a curva, mas acabou ignorando a segunda, o que também deveria ter resultado em uma penalidade de dez segundos.
Apesar da crítica de Brundle, Verstappen se defendeu, explicando que não teve outra opção senão seguir pela grama depois que seu carro começou a bater na zebra na curva, o que dificultou sua trajetória: “Eu tive um bom começo e, no meio do tráfego, segui o que o carro ao meu lado estava fazendo. No fim, estava batendo na zebra e comecei a descer para a grama, foi um pouco de Rally entre as curvas”, afirmou Verstappen.
Essa situação gerou indignação em outros pilotos, como Lewis Hamilton e também George Russell, que, pelo rádio, chamou Verstappen de ‘uma piada’ devido à leniência dos comissários. Brundle reconheceu a frustração de quem estava tentando se manter corretamente na pista: “Eu entendo completamente a raiva dos pilotos que estavam fazendo seu trabalho, ficando na pista e vendo outros ganharem posições assim”, concluiu o ex-piloto.
No entanto, os comissários decidiram não penalizar nenhum dos pilotos envolvidos nesse incidente, apenas Hamilton foi punido algumas voltas mais tarde por uma situação parecida, quando cortou pela grama em uma disputa com o próprio Verstappen.
O fato de Hamilton ter sido penalizado em dez segundos e não acontecendo nada com Verstappen em situações de infração muito parecidas, gerou mais críticas e protestos em relação aos comissários da FIA, que foram ‘acusados’ de favorecimento ao piloto holandês, por alguns pilotos e comentaristas de Fórmula 1.
Fonte: f1mania
 
				




