Em agenda no ABC Paulista, Alckmin também destacou o crescimento das exportações da indústria automotiva brasileira e novos investimentos do setor.
“Estamos muito otimistas de que poderemos avançar em um ganha-ganha — bom para os Estados Unidos, bom para o Brasil e bom para o mundo”, afirmou Alckmin, durante o lançamento de núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), em São Caetano do Sul (SP).
O vice-presidente comentou a relação bilateral após os encontros entre Lula e Trump — o primeiro em Nova York, durante a Assembleia-Geral da ONU, e o segundo na Malásia, durante cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Segundo o vice-presidente, as reuniões abriram espaço para novas parcerias comerciais e investimentos entre os dois países.
“O Brasil é um exemplo, porque os Estados Unidos têm déficit na balança comercial com 17 países do G20, mas com o Brasil têm superávit”, afirmou.
A declaração foi dada durante lançamento do novo núcleo do PEIEX do ABC Paulista e da Baixada Santista, programa voltado à qualificação de empresas para exportação. No evento, Alckmin exaltou o desempenho recente da indústria automotiva nacional e o avanço da inovação no setor.
“A Volkswagen está lançando investimentos de R$ 16 bilhões até 2028. A engenharia automobilística cresce muito no Brasil, e a engenharia automotiva brasileira está sendo exportada para o mundo. O carro sustentável é um sucesso, vendendo quase 25% a mais”, destacou.
O vice-presidente também reforçou que a ampliação das exportações tem impacto direto na geração de empregos. “Exportação é emprego na veia, é escala, é competitividade, é desenvolvimento.”
Depois da agenda em São Caetano e São Bernardo do Campo, Alckmin seguiu viagem para Bauru, antes de retornar a Brasília.
Fonte: sputniknewsbrasil
 
				





