Quando pensamos sobre futuro das motos, modelos que se equilibram sem apoio do piloto logo vêm à mente. A boa notícia é que a tecnologia está bem próxima de se tornar realidade — e o novo conceito Motoroid 3, da Yamaha, foi mostrado no Salão de Tóquio 2025 para comprovar isso.
Podemos dizer que se trata da terceira geração da Motoroid. A primeira aparição da moto autônoma aconteceu em 2017, com direito a visita ao Salão Duas Rodas de 2019. Uma atualização veio em 2023. Agora, o modelo incorpora inteligência artificial para entregar uma experiência ainda mais dinâmica.
O objetivo, segundo a Yamaha, é proporcionar novas formas de interação entre humano e máquina. Em uso cotidiano, o motociclista poderia descer da Motoroid à frente da entrada de um shopping, enquanto a própria moto cuidaria da tarefa de achar uma vaga e estacionar sozinha.
Outra característica que seria bem-vinda ao Brasil — onde mais de 14 mil motociclistas morrem por ano em acidentes de trânsito — é o fato de ser impossível derrubá-la. A Motoroid tem processadores ultra rápidos que podem contrabalancear o seu peso em caso de desequilíbrio.
Assim, os sensores espalhados pela carenagem podem detectar situações arriscadas antes mesmo de o motociclista tomar qualquer ação, evitando a queda.
Por enquanto, a Yamaha Motoroid é tratada como um conceito e não deve originar uma motocicleta de produção tão cedo. Tampouco temos informações sobre o quão plausível seria ter a sua tecnologia em modelos de série. Tudo não passa de um sonho menos distante do que seis anos atrás, quando a primeira geração do protótipo foi apresentada, mas ainda um pouco fora da realidade.
Ao mesmo tempo, a fabricante japonesa de motocicletas concentra seus esforços atuais na eletrificação. Tanto que, recentemente, apresentou a primeira moto híbrida do mercado brasileiro. Trata-se da Fluo ABS, uma scooter com sistema híbrido leve (MHEV), em um arranjo semelhante ao conjunto T200 Hybrid usado pelos Fiat Pulse e Fastback, e pelos Peugeot 208 e 2008. Ela recebeu um sistema de assistência elétrica especial de 12V, chamado de power assist.
O motor elétrico auxiliar funciona paralelamente à unidade de combustão interna (125 cm³, de 8,3 cv e 1 kgfm), e oferece suporte durante a partida ou nos momentos em que sua mecânica é mais exigida, como subidas e retomadas. Seu uso será mais frequente com um passageiro na garupa ou cargas adicionais, a fim de evitar a perda de potência.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews






