A Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop) anunciou nesta quinta-feira (30) 149 países confirmaram hospedagem em Belém para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense.
Para validar as decisões da conferência sobre o clima é necessária a participação de 132 nações. Outros 37 países ainda negociam acomodações.
Em coletiva, o presidente designado da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e Ana Toni, diretora-executiva do evento, destacaram que o governo brasileiro conseguiu recursos privados “muito generosos” para pagar três quartos para cada um dos países que estão na lista daqueles em menor desenvolvimento relativo (LDCs), para as pequenas nações ilhas (SIDSs) e para o conjunto de países africanos.
O governo teve que intervir devido a uma crise no setor hoteleiro de Belém, marcada por preços abusivos e superlotação.
O evento é o principal fórum internacional para discussão sobre as mudanças climáticas. De acordo com Casa Civil, o Aeroporto Internacional de Belém já possui 95% de execução e revitalização do Porto Futuro 2 está 99% concluída. O governo federal investiu mais de R$ 4 bilhões no evento.
Fonte: sputniknewsbrasil







