Nos últimos dias, um estranho e misterioso protótipo do Volkswagen Nivus, flagrado pelos perfis @placaverde e @carroscomrick, com traços esquisitos na dianteira, deixou muita gente com a pulga atrás da orelha: afinal, estaríamos diante do Projeto Saga, a segunda geração do próprio Nivus?
Autoesporte se aprofundou na apuração e desvenda agora o mistério: estamos, na verdade, diante de uma surpreendente mula do projeto Udara ou VW247, a nova picape intermediária da fabricante que substituirá a Saveiro. Quer dizer… Estamos diante da parte dianteira da caminhonete, que é o que a Volkswagen deseja efetivamente testar.
Observe o desenho dos faróis, diferente de qualquer outro Volkswagen produzido no Brasil, e o tamanho da grade dianteira. Ainda é muito cedo para que o projeto Saga, previsto para 2028, tenha componentes definitivo já prontos para teste. Por isso, nossa reportagem apurou que estes são os faróis, a grade dianteira e o para-choque da futura picape, cujo nome Udara ainda é provisório.
Para testar questões como dimensões, desempenho, dinâmica, centro de gravidade e distribuição de peso, a Volkswagen vem usando mulas da Udara com carroceria do Tiguan. Nelas, pode-se observar a suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, tal como na Fiat Strada.
Um novo flagra dessas mulas com imagens em alta resolução foi cedido gentilmente à Autoesporte por Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos. E aí vem outra supresa: tais protótipos da Udara com corpo de Tiguan trazem a mesma grade larga e um desenho parecido de para-choque frontal, cheio de recortes.
Entretanto, devido às proporções maiores da carroceria, nas mulas do Tiguan a Volkswagen não conseguiu encaixar os faróis definitivos da Udara. O espaço “sobra”. Por isso, os engenheiros apelaram a carrocerias do Nivus para fazer os primeiros encaixes do balanço dianteiro do projeto VW247 como ele será na vida real. Afinal, a picape terá plataforma MQB A0, com proporções de cabine herdadas da Nivus e T-Cross.
Vale observar que o projeto Udara foi concebido e está sendo desenvolvido quase integralmente no Brasil. Por isso, os engenheiros também estão usando as mulas do Nivus com frente de Udara para intensificar os testes de refrigeração do motor 250 TSI, 1.4 turbo flex de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, com quatro cilindros, 16 válvulas e injeção direta, com a adoção dessa nova grade.
Outro detalhe revelador são os dois recortes nos flancos dos para-choques dianteiros: ali, a Volkswagen deve aplicar entradas de ar, tal qual em Nivus e Tera, que terão caráter aerodinâmico e ajudarão a caminhonete a alcançar números de consumo e emissões compatíveis com o Proconve L8, mesmo com a veterana motorização 250 TSI com câmbio automático da Aisin.
O início de produção em série da nova picape intermediária da Volkswagen está previsto para o último trimestre de 2026, em São José dos Pinhais (PR), como parte de um investimento de R$ 3 bilhões apenas para aquele complexo. O lançamento efetivo deve ficar para o primeiro trimestre de 2027.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews






