Após seis meses depois da apresentação oficial, a Stellantis inicia na Europa a produção em série da nova geração do Jeep Compass. A operação acontece na fábrica de Melfi, na Itália, que produz o modelo desde a geração passada (atual linhagem à venda no Brasil). Como antes, a unidade italiana abastece os principais mercados da Europa, além de destinos na Ásia, África, Oriente Médio e Oceania.
O lançamento do novo Compass por aqui , inclusive, é bastante aguardado, mas ainda não foi oficializado pela Stellantis. No entanto, Emanuele Cappellano, presidente da empresa para a América do Sul, já deu uma pista: “a fábrica de Goiana tem flexibilidade para ter mais de uma plataforma”, disse. Desse modo, abre-se margem para a introdução, em breve, da STLA Medium e, por conseguinte, do novo Compass.
Autoesporte aposta que a chegada por aqui deverá acontecer por volta de 2027 como parte do investimento de R$ 13 bilhões que será aplicado na planta pernambucana. Ao todo, seis novos produtos serão fabricados por lá.
Nesta nova geração, o Compass trocou a antiga arquitetura Small Wide 4×4 pela moderna plataforma STLA Medium, originalmente desenvolvida pela Peugeot como EMP2. A base é a mesma já usada por Peugeot 3008, Opel Grandland, DS8 e Citroën C5 Aircross, e oferece modularidade suficiente para acomodar veículos de diferentes comprimentos, entre-eixos e motorizações.
Justamente por isso, a Jeep promete ganhos significativos em comportamento dinâmico, conforto e aproveitamento de espaço. Neste último aspecto, inclusive, o Compass evoluiu consideravelmente e agora conta com 4,55 metros de comprimento (ganho de 15 cm sobre os 4,40 m do predecessor) e entre-eixos de 2,79 metros (ou seja, 16 cm a mais).
Destaque ainda para o volume do porta-malas de 550 litros (no padrão europeu) e o espaço para as pernas dos passageiros da segunda fileira, que aumentou em 5,5 cm. Nas versões 4×4, o novo Compass tem distância do solo de 200 mm e capacidade de imersão de 470 mm.
No interior, o novo Compass exibe estética mais utilitária e robusta. O painel tem superfícies em diferentes cores, variando de acordo com a versão, e diversos easter eggs espalhados pela cabine. A Jeep afirma que a paleta de cores em tons terrosos ajuda a disfarçar melhor a sujeira ao longo do tempo.
Destaque ainda para a enorme central multimídia de 16 polegadas posicionada na horizontal, em contraste com as telas verticais de outros modelos da Stellantis, como Ram 1500 e Fiat Toro. No console, o seletor giratório das trocas de marcha substitui a alavanca do Compass atual e uma nova base para carregamento sem fio de smartphones foi incorporada.
Para a Europa, o SUV é oferecido unicamente como híbrido ou elétrico. No primeiro caso, há um sistema híbrido leve de 48 volts associado ao motor 1.2 turbo de três cilindros, entregando ao todo 145 cv de potência. Logo acima, a configuração PHEV (híbrido plug-in) desenvolve no total 195 cv e, neste caso, adota propulsor 1.6 de quatro cilindros turbo.
Há ainda três versões elétricas: as com tração dianteira têm potência de 213 ou 231 cv, enquanto a com tração integral tem 375 cv. Até agora, a Jeep só revelou a autonomia máxima, que chega a 650 km com base no ciclo WLTP.
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Fonte: direitonews






