Volkswagen Golf GTI mais potente da história é edição de R$ 340 mil


O Volkswagen Golf completará 50 anos em 2026, sendo um dos carros da marca a ficar mais tempo em produção no Brasil. Em ritmo de festa, a fabricante alemã acaba de abrir as vendas do Golf GTI Edition 50, uma versão especial comemorativa. Hatch com tração dianteira mais potente em produção da família GTI, o modelo entrega 325 cv.

Quem quiser comprar a edição especial precisará desembolsar R$ 340 mil. Isso porque parte de 54.540 euros na Europa, com o opcional GTI Performance Package que adiciona mais 4.200 euros à conta (R$ 26.152). Assim, totaliza 58.740 euros ou R$ 365,8 mil.

Por aqui, vale lembrar, a oitava geração com facelift chegou com preços de R$ 430 mil e R$ 445 mil, a depender do estofamento dos bancos, e marcou o retorno do hot hatch ao Brasil após seis anos de hiato.

No portfólio da marca na Europa, entretanto, o Golf GTI Edition 50 se coloca como intermediário entre as opções GTI Clubsport (R$ 310,2 mil) e Golf R (R$ 345,8 mil). Como mencionado, é o hatch de tração dianteira mais potente da história da marca e, como dissemos, seu motor 2.0 turbo de quatro cilindros desenvolve até 325 cv de potência. O número ganha dos 300 cv da versão Clubsport, mas fica 8 cv atrás da linha R, de tração integral.

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Nesse caso, o torque é de 42,8 kgfm e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 5,3 segundos, de acordo com a fabricante. No caso da versão vendida em terras tupiniquins, o motor é o mesmo 2.0 turbo de quatro cilindros, mas com calibragem que permite entregar até 265 cv e 41,5 kgfm. O Golf GTI MK 8,5 também é 0,5 segundos mais lento que a opção de 325 cv. Na nova configuração ainda, o câmbio segue sendo o DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo.

Entre os itens de acabamento exclusivos da versão de 50 anos, estão um aerofólio traseiro mais robusto e com acabamento em preto brilhante, além de ponteiras de escape e retrovisores com acabamento na cor preta.

Um logo especial, “GTI/50”, foi desenvolvido para a versão e está presente nas soleiras exclusivas, no aerofólio e no volante multifuncional. Na carroceria, as saias laterais trazem uma linha com espécie de “degradê” que vai do preto à cor da carroceria.

Na cabine, os bancos do tipo concha possuem design exclusivo mantendo o padrão xadrez, mas com detalhes em verde e veludo sintético. Quanto à conectividade, o modelo equipa a mesma central multimídia flutuante de 12,9 polegadas e quadro de instrumentos digital de 10,2″, já presente na versão mais básica.

Já o GTI Performance Package, que adiciona R$ 26 mil ao valor do veículo, inclui nada menos que suportes da suspensão adaptados, rodas de liga leve de 19 polegadas forjadas com design exclusivo e equipadas com pneus semi-slick Bridgestone Potenza, além de sistema de escapamento R-Performance com silenciador em titânio.

O destaque do opcional vai para o chassi Performance. Desenvolvido exclusivamente para o hot hatch, possui molas mais rígidas, o que aumentou em 20% a frequência natural nos eixos, melhorando a estabilidade na condução. A edição também é 20 milímetros mais baixa que o Golf padrão.

Por fim, além das opções de carroceria em branco, cinza e preto a edição é oferecida em dois tons exclusivos: Verde Musgo Escuro Metálico e Vermelho Tornado.

O destaque do opcionalvai para o ue exemplares da edição especial venham ao Brasil. Já as vendas da oitava geração do esportivo por aqui seguem algumas regras, similares às de marcas de luxo como a Ferrari. Além de ter tido as unidades reservadas rapidamente, o hatch inda é um dos finalistas da categoria Carro do Ano Superpremium, com valores entre R$ 400 mil e R$ 599.999.

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Fonte: direitonews

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