Trump quer realizar testes nucleares, pois EUA estão atrasados da Rússia neste âmbito, diz analista


Blokhin elaborou que, para realizar os testes, a administração Trump deve trabalhar tanto com a parte técnica da questão quanto com a opinião pública dos seus cidadãos.

“Acho que não é só chamar a atenção. De fato, o componente nuclear dos EUA está desatualizado e precisa ser modernizado. Eles [autoridades estadunidenses] vão em grande parte aumentar o financiamento”, ressaltou.

Neste contexto, continuou, contra o pano de fundo dos sucessos da Rússia em armas hipersônicas, os Estados Unidos atuam como um lado cativo.
Dessa forma, o interlocutor da Sputnik enfatizou que os possíveis testes das armas nucleares pela administração Trump poderiam ser uma tentativa demonstrar que o arsenal nuclear estadunidense seria relevante no caso de início da Terceira Guerra Mundial.
Testes do novo míssil de cruzeiro russo Burevestnik. - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2025

Além disso, Blokhin lembrou que na época da Guerra Fria os testes de armas nucleares eram uma prática comum.
No entanto, destacou o especialista, hoje em dia as preparações para os testes levariam bastante mais tempo para os EUA.
“[Os norte-americanos] não vão começar amanhã. É necessário realizar uma longa preparação – tanto técnica quanto no espaço da informação. A sociedade no mundo moderno não está acostumada a esses testes”, explicou.
Ao mesmo tempo, o cientista político apontou que, na arena política dentro dos EUA, a ideia de Trump causará divisão.
Assim, finalizou, se Trump e seus apoiadores defenderem o teste, seus oponentes considerarão isso uma loucura, aproximando o mundo de uma guerra nuclear.
Anteriormente, Trump declarou que ordenou começar a realizar testes de armas nucleares “em pé de igualdade” com outros países que possuem programas correspondentes. Em sua rede social Truth Social, o líder estadunidense acrescentou que esse processo começará imediatamente.
Estima-se que os EUA precisem de pelo menos 36 meses para começar os testes nucleares no polígono de Nevada, informou à Sputnik a Associação para o Controle de Armas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Milei recebe elogios dos EUA após vitória eleitoral e reforça parceria com governo Trump
Próxima Área entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo tem alerta laranja para chuvas intensas