Líder do PCC ‘Tuta’ é Transferido de Brasília para Presídio de Segurança Máxima em São Paulo


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi transferido nesta semana para a Penitenciária II de Presidente Venceslau, em São Paulo, após passar cinco meses preso no Presídio Federal de Brasília. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Tuta estava foragido desde 2020 e foi detido em 16 de maio na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, enquanto tentava renovar sua identidade boliviana com um documento falso brasileiro. Ele foi expulso dois dias depois e entregue às autoridades brasileiras, sendo inicialmente levado para Brasília, onde cumpria prisão de segurança máxima ao lado de Marcola, outro líder da cúpula do PCC.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério Público de São Paulo já havia se manifestado favoravelmente à transferência, alegando que Tuta não possui condenação criminal definitiva na esfera federal e que todas as suas condenações são de competência estadual. “Quando foi recapturado na Bolívia e entregue às autoridades brasileiras, ele já deveria ter sido trazido direto para São Paulo, para cumprir pena aqui”, afirmou o órgão.

Apesar de ter perdido o status de “número 1” entre os líderes do PCC fora da cadeia, Tuta ainda mantém influência sobre a cúpula da facção. Ele possui condenações por lavagem de dinheiro e associação criminosa, sendo apontado como responsável pelo envio de cerca de R$ 1,2 bilhão obtidos com atividades criminosas para o exterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Tuta já havia sido alvo de mandados de prisão em 2020 e 2023, mas não foi localizado. Sua participação em crimes do PCC foi investigada durante a Operação Sharks, que revelou como a facção lavava dinheiro do tráfico de drogas. Entre suas ações, está o uso do cargo de adido comercial do consulado de Moçambique em Belo Horizonte, país utilizado como rota alternativa para o tráfico internacional.

A transferência para São Paulo já havia sido aprovada pelo Tribunal de Justiça em julho. Tanto o MP-SP quanto a SAP consideraram que não havia justificativa para mantê-lo no sistema federal e recomendaram sua inclusão em unidade de segurança máxima no estado paulista.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Picape da BYD rival da Toro tem design vazado; veja quando será lançada
Próxima Astrônomos detectam cometa se aproximando da Terra e que voltará daqui a 1.150 anos (FOTOS)