A McLaren reconheceu que um ponto fraco de Oscar Piastri foi exposto durante o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, realizado no Circuito das Américas em Austin. De acordo com o chefe da equipe, Andrea Stella, o piloto australiano teve dificuldades em um tipo de circuito com baixa aderência, o que afetou seu desempenho no final de semana.
Piastri admitiu não estar confortável com seu carro, o que resultou em um desempenho abaixo do esperado, com o piloto terminando a corrida em quinto lugar, seu terceiro resultado consecutivo sem pódio. Durante o treino livre, Lando Norris já mostrou estar à frente, com uma diferença de três décimos entre os dois. Na corrida Sprint, uma colisão no início prejudicou ambos os pilotos da McLaren, mas Piastri largou da sexta posição na corrida principal.
O australiano não conseguiu se mostrar competitivo no GP de domingo, terminando a 21 segundos de Norris, que chegou em segundo lugar. A McLaren está realizando uma revisão detalhada para verificar se a configuração no carro de Piastri pode ter prejudicado seu desempenho.
Stella comentou sobre o problema identificado: “Oscar parecia ter alguns décimos que não conseguiu aproveitar totalmente, e isso pode estar relacionado com a configuração do carro. Estamos verificando se a configuração está totalmente adequada, incluindo o assoalho”, disse o chefe da McLaren.

Além disso, Stella destacou que Piastri apresenta uma dificuldade em condições de baixa aderência, uma área onde o australiano ainda pode melhorar: “Sabemos que, quando as condições são de pouca aderência, é necessário desafiar o carro, forçando o subesterço, sobresterço e bloqueios de rodas. Este é um aspecto de sua pilotagem que pode melhorar”, acrescentou.
Mesmo com essas dificuldades, Stella se mostrou confiante de que Piastri superará essa limitação rapidamente: “Oscar tem se mostrado capaz de evoluir rapidamente, e ele já está absorvendo os dados para extrair mais desempenho”, concluiu o chefe da McLaren.
Na próxima corrida, no Autódromo Hermanos Rodríguez no México, a McLaren acredita que Piastri pode superar essas dificuldades e voltar a apresentar o desempenho esperado.
Fonte: f1mania