Mesmo sem uma data de lançamento definida após a fábrica de motores de Porto Feliz (SP) ser destruída, o Toyota Yaris Cross segue como um dos modelos mais esperados de 2025 (ou 2026, caso um atraso ainda maior seja confirmado). Autoesporte conseguiu, em primeira mão, o consumo das duas motorizações do SUV compacto. Agora, revela também os dados de potência do modelo.
Antes de seguir com os números, é importante mencionar que o Yaris Cross será vendido nas versões XR, XRE e XRX. Todas terão o motor 1.5 aspirado flex, uma evolução do propulsor que equipava Yaris hatch e sedã oferecidos até 2024. As duas opções topo de linha, XRE e XRX, terão ainda a possibilidade de receber um inédito conjunto híbrido pleno flex, também formado pelo motor 1.5, mas aliado a uma máquina elétrica.
Ou seja, ao todo, serão cinco opções no catálogo da marca japonesa: três a combustão e duas híbridas. Não há preços definidos, mas espera-se que o Yaris Cross custe entre R$ 130 mil e R$ 180 mil.
Agora, sim, falemos das motorizações. Começando pelo 1.5 aspirado das opções mais baratas, há uma clara evolução em relação ao motor do Yaris. Tanto que o código do propulsor é outro: 2NR-VD. Trata-se de uma unidade dotada de injeção direta de combustível que entrega até 122 cv a 6.000 rpm e 15,4 kgfm a 4.700 rpm, quando abastecida com etanol.
São 12 cv e 0,5 kgfm de torque extras em relação ao 2NR-VE usado nos compactos que saíram de linha no Brasil e também no Yaris Cross vendido em outros mercados. O câmbio é automático do tipo CVT que simula 7 marchas. Haverá aletas atrás do volante para que o motorista tenha a possibilidade de emular trocas manuais.
Mesmo com o ganho em termos de cavalaria, o Yaris Cross será um dos SUVs menos potentes do Brasil. Nissan Kicks Play 1.6, com 113 cv, Chevrolet Tracker, de 115,5 cv e o Hyundai Creta, de 120 cv, perdem para o Toyota.
Potência ainda menor terá a variante híbrida, mas com claro ganho no consumo de combustível. No caso, a combinação do motor 1.5 flex de 91 cv a 5.500 rpm e 14,5 kgfm a 4.800 rpm com o elétrico de 80 cv e 14,5 kgfm vai resultar em 111,5 cv e 14,5 kgfm, também com etanol. Os números são praticamente idênticos aos do SUV oferecido no exterior.
Na comparação com Corolla e Corolla Cross híbridos já vendidos no Brasil, são 10,5 cv a menos. No entanto, SUV médio e sedã utilizam um motor a combustão flex consideravelmente maior, de 1,8 litro de deslocamento. O Yaris Cross também será cerca de 300 kg mais leve.
O lançamento do Toyota Yaris Cross, inicialmente previsto para outubro, foi adiado em razão da paralisação temporária na fábrica de Porto Feliz (SP), responsável pelos motores da fabricante de origem japonesa. A empresa ainda não divulgou nova data de lançamento para o SUV, embora já tenha informado que irá retomar a produção de Corolla e Corolla Cross a partir de 3 de novembro.
Em comunicado, Evandro Maggio, presidente da montadora para o Brasil, garantiu que a empresa continua “se preparando” para a eventual chegada do Yaris Cross, e que a “data do seu lançamento será informada em breve”.
A unidade de Porto Feliz, vale frisar, estava em preparativos finais para iniciar a produção do motor 1.5 do modelo e também era vista como responsável por montar o sistema elétrico do conjunto motriz híbrido flex que empurrará as versões de topo do SUV compacto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews