Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, destacou as mudanças internas vividas pela equipe, desde a saída de Christian Horner e a chegada de Laurent Mekies ao comando da equipe. O austríaco afirmou que a estrutura técnica se tornou mais aberta e colaborativa, o que já trouxe resultados concretos dentro das pistas.
“A equipe técnica está mais aberta e discute mais as coisas. Eles não estão cegos em relação ao que a simulação aponta”, afirmou Marko em uma entrevista.
Segundo ele, outro ponto positivo da gestão de Mekies tem sido a maior atenção dada ao feedback dos pilotos, especialmente de Max Verstappen: “Os engenheiros estão ouvindo mais os pilotos. Se você tem um competidor tão rápido e experiente como Max, acho que esse é o caminho certo. Ele é quem precisa pilotar o carro, e é importante que nossa velocidade final esteja melhorando. Vimos que conseguimos nos afastar das McLarens, e outras mudanças também foram reconhecidas a partir das contribuições dele”, disse Marko.

Mekies, que assumiu a equipe principal em julho, após liderar a Racing Bulls, nunca havia exercido o cargo de chefe de equipe antes de sua passagem pelo time de Faenza. Ainda assim, Marko acredita que a Red Bull acertou ao escolhê-lo como sucessor de Horner.
“Colocar Laurent no cargo foi a decisão certa”, afirmou ao canal Servus TV. “Dada a complexidade da Fórmula 1, ter um especialista técnico no topo provavelmente é a melhor solução. Agora tudo está mais estruturado do ponto de vista técnico. E quando todos trabalham juntos e os pilotos estão integrados ao processo, os resultados aparecem. O carro não mudou fundamentalmente, mas com esse nível de coordenação, conseguimos entregar esse desempenho”, encerrou o austríaco.
Desde a chegada de Mekies, a Red Bull Racing voltou ao pódio com Verstappen e venceu o GP da Itália, sinalizando uma recuperação após meses de instabilidade.
Fonte: f1mania