Prefeito de Diamantino conduz fortalecimento do consórcio de saúde que beneficia municípios da região


A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Norte de Mato Grosso (CISCN-MT), promoveu na segunda-feira (13.10), no gabinete, uma reunião estratégica com representantes dos municípios consorciados de São José do Rio Claro, Alto Paraguai e Nortelândia.

De acordo com o prefeito de Diamantino e presidente do consórcio, Chico Mendes, o objetivo da reunião foi alinhar estratégias para 2026, aumentar o número de procedimentos ofertados à população e otimizar recursos por meio da cooperação entre os municípios.

“Nossos encontros estão cada vez mais produtivos. A união entre os municípios é o único caminho para fortalecer o consórcio e melhorar o atendimento à população de toda região.”

Ele ainda completou: “Esse projeto nasceu em 2005, passou por um período de menor atuação e agora vamos alavancar o acesso da população e reescrever sua história”

Segundo a organização, uma das medidas discutidas foi a atualização do modelo de participação financeira entre os municípios, após quase duas décadas sem revisão. A proposta tem como finalidade ampliar a atuação do consórcio na prestação de serviços de saúde.

O presidente do CISCN-MT, Chico Mendes, destacou que está em estudo uma nova estruturação da tabela de procedimentos vinculada ao Programa Fila Zero MT, com o objetivo de ampliar a variedade de serviços oferecidos e fortalecer a parceria com o Sistema Fecomércio, que atua como colaborador em ações voltadas à saúde regional.

Ainda conforme o presidente, outra frente de atuação será a busca ativa de novos recursos, por meio de captação de verbas parlamentares em âmbito estadual e federal.

Todas essas propostas, segundo Chico Mendes, têm como objetivo concentrar os serviços de saúde na própria região, reduzindo deslocamentos para a capital e fortalecendo também a economia local, com a manutenção dos atendimentos e contratações nos próprios municípios consorciados.

O prefeito Levi Ribeiro, de São José do Rio Claro, ressaltou o engajamento e os resultados do grupo.

“Parabenizo a nova administração pelo empenho e iniciativa. Todas as nossas reuniões têm sido objetivas e com grandes resultados, porque nós fazemos aquilo em que acreditamos.”

Já o prefeito de Nortelândia, Mariano Gomes, destacou o trabalho desenvolvido e o fortalecimento da instituição pública.

“Quero parabenizar a gestão pelo trabalho que vem fazendo à frente do consórcio. Estamos muito contentes e queremos fortalecer cada vez mais para seguir avançando.”

O prefeito Adair José, de Alto Paraguai, também reforçou a importância da retomada do protagonismo regional.

“A nova gestão chegou para resgatar a credibilidade do consórcio. Estamos somando esforços justamente para melhorar a saúde da nossa região e atender melhor cada cidadão.”

Participaram também da reunião a secretária de Saúde de Diamantino, Adélia Maria; a secretária de Saúde de Nortelândia, Thais Oliveira; a secretária de Saúde de Alto Paraguai, Vanessa Stocco, e a secretária de Saúde de São José do Rio Claro, Regiane Marques.

O encontro contou ainda com a presença do secretário executivo do CISCN-MT, Marco Antônio, e da assessoria jurídica do consórcio, representado por Kadd Haeg Maciel.

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Açúcar segue pressionado por fatores externos
Próxima Após ser “inocentado”, João Neto anuncia noivado com mulher que o acusou de agressão: “Eu fui injustiçado”