Projetos Territórios Vivos e Conexão Água no 9º Fórum Mundial da Água de 2022


fe0cb711-1099-46f4-b8bb-bc317d4cc15b

Publicado na última semana, vídeo acompanha participação dos projetos no evento


(Imagem: Youtube GIZ Brasil)

Representantes do Ministério Público Federal, da Rede de Povos e Comunidades Tradicionais e da GIZ Brasil marcaram presença no 9º Fórum Mundial da Água em Senegal, em maio de 2022, para apresentar o projeto Conexão Água e suas sinergias com o Projeto Territórios Vivos. O Vídeo traz destaques da missão internacional em Dacar.

Assista abaixo o vídeo do Projeto Territórios Vivos, que registra essa participação.

Projeto Territórios Vivos – Missão Internacional 9th World Water Forum Dakar 2022.

A delegação da missão institucional em Dacar foi composta pelo procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida, coordenador do Grupo Temático Agrotóxicos e Segurança da Água do Projeto Conexão Água e membro colaborador do Projeto Territórios Vivos – Agenda 2030, resultado de parceria entre o MPF e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), agência alemã de cooperação internacional.
Também integraram a delegação Ariadne Santiago, assessora técnica da GIZ, e Claudia de Pinho, coordenadora da Rede PCT do Brasil. Os trabalhos da delegação em Dacar contaram com apoio logístico e de coordenação de um HUB-MPF/GIZ, formado pelas diretorias executivas no projeto Territorios Vivos e do governança do projeto Conexao Agua e suas equipes de colaboradores.

O projeto – No painel dos projetos que receberam o selo Iniciativa Dacar/2022, o Conexão Água foi um dos 27 projetos dos mais de 260 selecionados para apresentar aos participantes do Fórum seus produtos e resultados já alcançados.

Veja abaixo mais informações sobre o Água Boa de Beber, ferramenta desenvolvida pelo Conexão Agua:

Água Boa de Beber – Projeto Conexão Água do MPF.

O Conexão desenvolve também a campanha Biomonitorando as Águas, que tem o objetivo de incentivar o controle social da qualidade da água através de bioindicadores. Veja abaixo mais informações sobre a campanha.

Campanha Biomonitorando as Águas – Projeto Conexão Água MPF.

Iniciado em 2015, o projeto Conexão Água, patrocinado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (4CCR/MPF), tem como premissa a formação de governanças colaborativas e resolutivas, em que representantes dos diversos setores da sociedade civil, dos setores público e privado, ONGs e academia articulam iniciativas e boas práticas para a melhoria da qualidade da água e da sadia qualidade de vida no Brasil. O objetivo é dar transparência de informações e à participação nas políticas públicas em diversas temáticas ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Além desses produtos, o projeto disponibiliza em seu portal (conexaoagua.mpf.mp.br) informações sobre seus produtos, práticas, projetos incentivados, vídeos, oficinas, cursos, reuniões técnicas e suas outras parcerias.

O Selo Iniciativa Dacar – Desenvolvido pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR/MPF), o Conexão Água foi uma das 126 ações escolhidas pelo comitê organizador do fórum para receber o selo Iniciativa Dacar 2022; e dentre este, um dos 27 convidados a expor em painel oficial sobre o Conexão Agua. Segundo os critérios do evento, foram selecionados projetos com real impacto econômico, social e ambiental na vida das populações.

A iniciativa de inscrição do projeto no Selo Dacar/2022 partiu da coordenadora do Conexão Água, Sandra Kishi, com o apoio da 4ª CCR e contou com a colaboração do procurador Marcos Antônio da Silva Costa e da assessora Fernanda Reichardt.

Para o procurador Marcos Antônio Delfino de Almeida, os resultados da missão ganham real escala na integração com o projeto Territórios Vivos”.

Na visão de Sandra Kishi, “não há territórios vivos sem prioritário acesso pelas comunidades tradicionais à água de qualidade. Essa prioridade nas políticas de saneamento, é crucial para a vida e a saúde dessas populações vulneráveis que são justamente as que por seus modos de vida mais protegem a natureza”.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/

Anteriores PF prende homem condenado por crime de falsidade ideológica
Próxima PF cumpre mandado de prisão contra homem condenado por contrabando de cigarros